Notícia no detalhe
Iniciado Seminário “Campos, Identidade, Memórias e Histórias”
Teve início na noite desta sexta-feira (10) no Museu Histórico de Campos, na Praça São Salvador, a terceira edição do Seminário intitulado “Campos, Identidade, Memórias e Histórias”, um projeto da Secretaria Municipal de Educação que capacita educadores sobre a cultura, memória e história de Campos e região, e sua influência no contexto nacional.
Nesta edição, o seminário está aberto a todos os públicos e contempla 200 profissionais liberais, agentes de turismo, universitários, turismólogos e outros profissionais. A solenidade da aula inaugural foi prestigiada pela secretária municipal de Educação, Joilza Rangel, que falou sobre a importância do aprimoramento do conhecimento sobre a identidade do povo, das suas memórias e história.
— Precisamos motivar as pessoas para o conhecimento da história da nossa gente. Conhecer o passado nos faz compreender melhor o presente e parte da nossa própria história -, disse a secretária Joilza Rangel, que participou da homenagem ao ícone 2013 na História de Campos, que nesta edição homenageou a professora e historiadora Sylvia Paes.
Devido ao número expressivo de inscritos, a coordenação do Curso formou duas turmas, conforme explica uma das coordenadoras do evento, Carmem Eugênia Sampaio, que coordena a cadeira de História e a de Artes, Rosami Reis.
Roteiro do Colonizador – Nos dias 23 de maio e 21 de junho, serão realizadas, no Museu Histórico, oficinas para as turmas da tarde e da noite. O encerramento será no dia 22 de junho (sábado), com atividades das 8h às 16h.
— Na ocasião, estaremos fazendo um tour histórico cultural pela Baixada Campista, com foco no roteiro Campos-Farol. Neste roteiro, todos vão passar pelas lagoas, canais, igrejas, o Mosteiro de São Bento, o Arquivo Público, no Solar do Colégio, dentre outros pontos, como o Farol de São Tomé, e as Lagunas do Farol. O professor Aristides Sofiatti (UFF/Campos) e a professora Simone Teixeira (Uenf) são os palestrantes nestes dias e, também, vão estar neste tour, direto no campo, como instrutores -, finalizou Carmem Eugênia.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/06/2026 18:37:27 Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
- 09/06/2026 17:58:09 Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
- 09/06/2026 17:23:39 Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
- 09/06/2026 17:00:30 Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
- 09/06/2026 16:45:45 Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
0906 17h58Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
0906 17h23Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
0906 17h00Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
0906 16h45Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















