Notícia no detalhe
Fundação Zumbi com programação cultural na Semana da Abolição
A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP) está comemorando a Semana da Abolição da Escravatura com diversas atividades. Na manhã desta terça-feira (14), a programação animou alunos do Pré-Vest, professores e, ainda, os alunos do projeto Ciranda de Violões, com a Roda de Jongo e poesias recitadas pelas crianças que fazem parte do Lar Fabiano de Cristo, em Guarus.
O Lar existe há 65 anos, está situado na Avenida Francisco Lamego, em Guarus, e atende a maioria das crianças que reside no bairro. Nesta manhã, 19 crianças de sete a 13 anos fizeram parte da apresentação. O objetivo é a preservação e conscientização das crianças.
- O nosso trabalho é de interagir as crianças com a parte cultural, com sua identidade, através da etnia, da sua conscientização e trabalhamos interagindo com os dias atuais. Procuramos trazer o passado para inserir nos dias de hoje -, informou a coordenadora cultural, Rita Souto.
As crianças apresentaram um trabalho de preservação que é feito no Casa, com jongo, Mana Chica e, também, com a introdução da parte literária com poesias voltadas para etnia negra.
“Um povo sem identidade fica perdido. Em Campos, 47% da população são afrodescendentes. Temos que oferecer a conscientização para estes meninos e a melhor forma é mostrar através da cultura, da literatura e da parte pedagógica. A nossa parte cultural, dentro da programação da Semana da Abolição, nós começamos hoje aqui na Fundação e se estenderá até o dia 22 de maio no prêmio José do Patrocínio que já está na sua sexta edição e acontecerá na sede do Lar Fabiano de Cristo -, finaliza Rita.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/06/2026 18:37:27 Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
- 09/06/2026 17:58:09 Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
- 09/06/2026 17:23:39 Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
- 09/06/2026 17:00:30 Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
- 09/06/2026 16:45:45 Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
0906 17h58Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
0906 17h23Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
0906 17h00Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
0906 16h45Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















