Notícia no detalhe
Congresso Médico põe Campos no foco da Medicina
Foi aberto na noite desta quarta-feira (15), no Teatro Trianon, o XVI Congresso Médico Cidade de Campos, que acontece, simultaneamente, com o XXVI Congresso da Superintendência de Pesquisa Médica e Acadêmica da Faculdade de Medicina de Campos (Supem) e reúne ícones da medicina do Estado do Rio. O congresso acontece até sábado (18).
O evento, realizado pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia com apoio da Prefeitura, contou com a presença do vice-prefeito, Doutor Chicão, que é médico. Ele foi o anfitrião, representando a prefeita Rosinha Garotinho, que viajou a Porto Alegre e Brasília, onde foi, respectivamente conhecer de perto o funcionamento do metrô na modalidade aeromóvel, e receber premiação do governo federal por projetos desenvolvidos nas áreas habitacionais, meio ambiente e Saúde, evidenciados no programa Morar Feliz.
— É um prazer ter, neste congresso, o vice-prefeito que é médico, cujo governo executa ações de apoio à educação médica continuada, que representa o apoio necessário para os médicos em formação, ao mesmo tempo que equaciona as demandas da medicina básica, contemplando assim a população com ampliação dos serviços, com mais qualidade e melhor atendimento. Parabéns pelo apoio do governo e que continue assim, como exemplo para o Brasil, principalmente para o governo federal, que em vez de desenvolver um programa valorizar o médico em formação no Brasil, decide importar médicos que não estão aptos a praticar a medicina no Brasil, porque não foram submetidos aos exames de revalidação do diploma. Campos dá exemplo, porque aqui existe sensibilidade do governo local para fornecer condições de trabalho dignificante e remuneração digna para os honorários médicos. Venho muitas vezes aqui e posso afirmar que se valoriza o ensino médico. O governo federal deveria fazer o mesmo em vez de importar médico, declarou a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Vera Lúcia Mota da Fonseca, médica que participa do XVI Congresso Médico Cidade de Campos.
Numa mensagem direcionada aos acadêmicos de Medicina que lotaram o Teatro Trianon na abertura do Congresso, Dr. Chicão falou da importância dos profissionais.
— O médico e o professor tem algo em comum em todo o Brasil que é a má remuneração. Tanto é que são profissionais permitidos pela Constituição para ter dois vínculos. Tudo que ocorre no pronto socorro tem reflexo nos hospitais públicos, e não tem no Brasil rede de saúde pública para atender as demandas, conforme o ideal. Em Campos, além da busca permanente para valorização dos profissionais, como fazemos com os acadêmicos de medicina, neste governo da prefeita Rosinha Garotinho, que tenho a honra de participar, os pesados investimentos da ordem de R$ 500 milhões, representa 30% do orçamento global do município, e ultrapassa em muito os 20% que muitas cidades dedicam para a saúde. A Prefeita Rosinha tem muita sensibilidade para as causas públicas, principalmente nas áreas de Educação e Saúde. Temos investido em equipamentos da Medicina de ponta, ampliação da rede e dos procedimentos de alta complexidade, e por isso, Campos é referência em vários serviços de saúde, referendados pelo Ministério da Saúde. O maior salário que os acadêmicos podem levar para a história de sua carreira na Medicina é o conhecimento que se obtém durante este período de oportunidade, que ele ainda está n a faculdade e atua com o mestre na prática. Que todos estejamos prontos para atender desde a criação ao idoso”, disse o Doutor Chicão.
Além do vice-prefeito Doutor Chicão, participaram na mesa de autoridades, o presidente do Congresso, o médico Alir Abdala Salomão Filho, diretor da Sociedade de Fluminense de Medicina e Cirurgia; o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência, Fernando Sabia Talo; a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do estado do RJ, Vera Lúcia Mota; o presidente da Associação Médica do Estado do RJ, José Ramon Varela Blanco; o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereador de Campos, o médico e ex-secretário de Saúde, Paulo Hirano; o Secretário de Saúde, Geraldo Venâncio; o presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, Luiz Jose de Souza; o diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Nélio Artiles Freitas; o presidente da Unimed/Campos, Leonardo Moreira Manhães; e o médico Mackhoul Moussallem, membro do Conselho Federal de Medicina.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















