Notícia no detalhe
Comércio eletrônico: nova lei ampara consumidor
Também conhecido como venda não presencial, transação comercial feita através de um equipamento eletrônico, no caso, por exemplo, o computador. Hoje, o ato de comprar e vender usando a internet tem sido bastante disseminado entre as pessoas porém não havia regras que determinassem maior proteção ao consumidor. Agora, a partir do decreto federal 7.962/13, a regulamentação desses contratos permitirá garantias de atendimento facilitado e ainda respeito ao direito do arrependimento.
Com mais este instrumento de defesa do consumidor brasileiro, o decreto complementa o CDC, disposto em lei 8.78/90 e evitará os constantes transtornos que são registrados como cobrança indevida, dificuldades na rescisão de contratos ou publicidade enganosa.
Importância – A secretária executiva do Procon de Campos, Rosângela Tavares, confirma que esse comércio até então, vinha causando grandes problemas entre os consumidores e ainda segundo ela, “as queixas que lideram o ranking de reclamações no nosso órgão são a demora ou não entrega do produto, o serviço não executado (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato), cobranças indevidas e outros”.
Cuidados sempre necessários – Mesmo com todas as garantias, o consumidor deve estar atento ao se interessar por algum produto e buscar adquiri-lo pelo site, tomando alguns cuidados como:
a) Conferir o CNPJ, endereço e dados cadastrais da empresa;
b) Constatar possíveis reclamações já existentes junto ao Procon;
c) Checar com outras pessoas que já compraram por ele se é confiável;
d) Guardar em e-mail contatos, confirmação de pedido, rastreamento e todos os procedimentos que foram feitos junto à empresa.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18