Notícia no detalhe
Garis: ex-catadores comemoram vida nova com carteira assinada
Desde os 16 anos Andréa Souza Santos, 37 anos, sustentou a família com o dinheiro que ganhava como catadora no lixão da Codin. Ela conta que trabalhava no período da noite e os perigos eram diversos, no entanto, seu maior medo era ficar desempregada. Após a construção do Aterro Sanitário de Conselheiro Josino e, com o fechamento do lixão, depois de vistoria da Aeronáutica, a concessionária Vital Engenharia proporcionou a possibilidade de melhorar a qualidade de vida de Andréa e de centenas de outros ex-catadores de lixo, oferecendo-lhes um emprego digno, seguro e de extrema importância e qualificação. Dia 16 de maio é comemorado o Dia do Gari, e Andréa já recebeu seu presente. “Só em saber que agora tenho todas as garantias trabalhistas, a gratificação é enorme”, disse.
O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, esteve na sede da Vital Engenharia na manhã desta quinta-feira (16), onde deixou uma mensagem aos funcionários que exercem o trabalho no município.
— Pouca gente para pra pensar na seriedade da profissão de gari, mas sem eles, a limpeza pública do município seria inexistente. É importante valorizar a classe e respeitar essas pessoas que prezam pela ordem da nossa cidade — falou Zacarias. Ele disse que a comemoração começou na segunda-feira (13), quando três funcionários de 10 frentes de trabalho foram premiados pela concessionária. Ao todo, 30 garis, reconhecidos pelo zelo e assiduidade, levaram para casa um microondas.
Zacarias informou, ainda, que existem 830 garis atuando em todo o município, na área central e nos distritos e localidades. Segundo ele, desde o fechamento do lixão da Codin, 150 pessoas foram contratadas e 2/3 desses funcionários são mulheres. Érica Justino de Alvarenga também é uma delas. Aos 33 anos e com cinco filhos, ela catava lixo desde os 13 e hoje tem carteira assinada, cartão de crédito e o nome limpo. “Agora, eu tenho uma profissão, um emprego onde não arrisco minha vida e minha saúde. É com orgulho que eu digo que o dia do gari é o meu dia”, finalizou.
Origem — O nome “gari”, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro, o empresário francês Aleixo Gary. Ele assinou contrato em 11 de outubro de 1876 com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
- 07/11/2025 15:54:16 Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
0711 15h54Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















