Notícia no detalhe
Dia Nacional de Combate à Homofobia marcado por homenagens
O respeito à diversidade sexual é trabalhado pelo cineasta Vagner de Almeida e pelo professor universitário Richard Park há 30 anos. Vagner começou realizando pesquisas nas áreas de sexualidade, gênero e saúde, até se deparar com o universo do cinema e utilizá-lo como meio para a divulgação do movimento da classe de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) e dos direitos humanos. Dezessete de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate à Homofobia e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Escola Superior de Advocacia (ESA), diplomou as duas personalidades pela luta a favor da liberdade, na sede da OAB em Campos.
Segundo a presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes, o trabalho realizado pela dupla é acompanhado há anos, mas é a primeira vez que Vagner vem ao município.
— Nossa cidade é, muitas vezes, considerada terra de coronelismo, mas é importante frisar que Campos é pioneira em todo o Brasil no que diz respeito à liberdade da classe LGBT, antes mesmo da criação da Comissão de Diversidade Sexual, em 2009, pela Drª Maria Berenice Dias. Nossa missão é, a cada dia, promover a união e “desengessar” a sociedade — falou Margarida.
O presidente da ESA, Djalma Tinoco, também defende os direitos da população. “É dever do advogado primar, conhecer, respeitar e aplicar a constituição. Onde houver injustiça, haverá um advogado ao lado dos injustiçados”, disse.
De acordo com Vagner, o objetivo é o respeito. “Não queremos que todos concordem com nossas ideias, mas queremos o direito de compartilhá-las”, esclareceu o cineasta. Ele apresentou um de seus filmes, o documentário de 2011 “Janaína Dutra: Uma Dama de Ferro”, onde conta a história da primeira travesti a receber uma carteira da OAB e que lutou pelo direito de sua classe receber o tratamento contra o vírus da AIDS.
O presidente da OAB, Carlos Fernando Silva, destacou a importância da mobilização e trabalho em conjunto para que o combate à homofobia não seja apenas uma data no calendário nacional. “Precisamos colocar em prática o Artigo 3º da Constituição Federal de construir uma sociedade livre e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação