Notícia no detalhe
Reprodução humana em destaque em Congresso de Campos
Reprodução Humana foi um dos temas mais aguardados nas conferências realizadas esta semana no o XVI Congresso de Médico da Cidade de Campos e o XXVI Congresso da Supem, evento realizado pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia com o patrocínio da Prefeitura de Campos. Nesta sexta-feira (17), o congresso contou com a participação de especialistas de outros países, como o colombiano Elkin Lucena, que iniciou a Reprodução Assistida na América Latina e integrou a equipe do primeiro bebê de proveta no mundo, e o mexicano Rafael Sanchez Usabiaga, especializado em Rastreamento Genético.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, juntamente com outras autoridades, participou de mesa redona na conferência “Reprodução Himana”, na sala 3 da Faculdade de Medicina de Campos. Lucena, Sanches e Artur Dzik, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, ministraram palestras sobre o “Ciclo natural modificado em TRA” e o “Os 10 mandamentos da Reprodução Humana para o ginecologista”.
A conferência ainda contou com a participação do coordenador do Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense (CIMF), Hospital Escola Álvaro Alvim, Francisco Augusto Colucci. O CIMF tem o apoio da Prefeitura de Campos e foi realizou a reprodução assistida do primeiro bebê do país resultante de Fertilização In Vitro (FIV) com o novo método INVO do país, a pequena Maria Virória. O especialista falou sobre os “Protocolos MILD modificados em TRA” e destacou a técnica de fertilização empregada em Campos.
O médico disse que houve uma troca de experiências sobre a fertilização gratuita na rede pública de assistência:
“Todos destacamos a preocupação com resultados de tratamentos que levam a gestações múltiplas. Há um consenso mundial pela transferência de apenas um embrião para a paciente, a fim de se evitar gestações múltiplas. Também se confirmou o posicionamento quanto ao uso de baixas dosagens de medicamentos para a obtenção dos óvulos, o que já fazemos em campos. Esta foi uma oportunidade especial para apresentar, a especialistas de outros locais e países, o método INVO, que utilizamos em Campos para fertilização”, concluiu.
- Exposição - Vários estandes de instituições da área de Saúde foram montados na pátio da Faculdade de Medicina de Campos. No da Secretaria de Saúde, o aluno do 5º período de Medicina e presidente do Diretório Acadêmico Luiz Sobral, Artur Salgado, 20 anos, cohecia projetos e ações. “Ainda não decidi em que vou me especializar, mas, dentre os programas da Prefeitura de Campos, me chama a atenção o da vacinação, que é o mais completo do país”, declarou.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
2710 12h48E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















