Notícia no detalhe
Reprodução humana em destaque em Congresso de Campos
Reprodução Humana foi um dos temas mais aguardados nas conferências realizadas esta semana no o XVI Congresso de Médico da Cidade de Campos e o XXVI Congresso da Supem, evento realizado pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia com o patrocínio da Prefeitura de Campos. Nesta sexta-feira (17), o congresso contou com a participação de especialistas de outros países, como o colombiano Elkin Lucena, que iniciou a Reprodução Assistida na América Latina e integrou a equipe do primeiro bebê de proveta no mundo, e o mexicano Rafael Sanchez Usabiaga, especializado em Rastreamento Genético.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, juntamente com outras autoridades, participou de mesa redona na conferência “Reprodução Himana”, na sala 3 da Faculdade de Medicina de Campos. Lucena, Sanches e Artur Dzik, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, ministraram palestras sobre o “Ciclo natural modificado em TRA” e o “Os 10 mandamentos da Reprodução Humana para o ginecologista”.
A conferência ainda contou com a participação do coordenador do Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense (CIMF), Hospital Escola Álvaro Alvim, Francisco Augusto Colucci. O CIMF tem o apoio da Prefeitura de Campos e foi realizou a reprodução assistida do primeiro bebê do país resultante de Fertilização In Vitro (FIV) com o novo método INVO do país, a pequena Maria Virória. O especialista falou sobre os “Protocolos MILD modificados em TRA” e destacou a técnica de fertilização empregada em Campos.
O médico disse que houve uma troca de experiências sobre a fertilização gratuita na rede pública de assistência:
“Todos destacamos a preocupação com resultados de tratamentos que levam a gestações múltiplas. Há um consenso mundial pela transferência de apenas um embrião para a paciente, a fim de se evitar gestações múltiplas. Também se confirmou o posicionamento quanto ao uso de baixas dosagens de medicamentos para a obtenção dos óvulos, o que já fazemos em campos. Esta foi uma oportunidade especial para apresentar, a especialistas de outros locais e países, o método INVO, que utilizamos em Campos para fertilização”, concluiu.
- Exposição - Vários estandes de instituições da área de Saúde foram montados na pátio da Faculdade de Medicina de Campos. No da Secretaria de Saúde, o aluno do 5º período de Medicina e presidente do Diretório Acadêmico Luiz Sobral, Artur Salgado, 20 anos, cohecia projetos e ações. “Ainda não decidi em que vou me especializar, mas, dentre os programas da Prefeitura de Campos, me chama a atenção o da vacinação, que é o mais completo do país”, declarou.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
2904 18h39Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18