Notícia no detalhe
Inventário turístico de Campos lançado dia 29 no Museu
A prefeita Rosinha Garotinho lança no próximo dia 29, às 16, no Museu Histórico de Campos, o inventário turístico do município, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep). De acordo com o secretário, Marcelo Neves, foram inventariados todo os bens, serviços e atrativos culturais e naturais do município. Além de divulgar o potencial turístico de Campos, o inventário vai facilitar o acesso de turistas à cidade.
- Além dos pontos turísticos, quem estiver chegando a Campos saberá onde estão agências bancárias, postos médicos, farmácias e escolas. Somos um pólo universitário e esse público também será beneficiado porque ficará conhecendo mais sobre nossa cidade – diz o secretário.
Campos está em pleno desenvolvimento com grandes empreendimentos se instalando na cidade, como o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, ou nas proximidades, como o Porto do Açu. Estão surgindo hotéis, restaurantes e casas noturnas. “Já temos o turismo de negócios e queremos que estes empreendedores que vêm a Campos a negócio, também, possam desfrutar de nossas riquezas naturais ou históricas”.
A diretora de Turismo, Ana Néry Alvarenga, acrescenta que o inventário será uma ferramenta de grande utilidade tanto para o setor turístico como para o setor econômico do município. “Estamos cumprindo uma prerrogativa do Ministério do Turismo de que todas as cidades de médio e grande portes devem ter seus inventários turísticos. Assim, o município garante a preservação da história dos bens materiais e imateriais, como Cavalhada de Santo Amaro, a Mana Chica, o chuvisco, as danças típicas, casarios, entre outras riquezas.
- O maior objetivo do inventário é incentivar o turismo em Campos. A prefeita atendeu o pleito do trade turístico e, agora, será lançado o inventário, que estará disponível através de um portal dinâmico que terá que estar sempre sendo atualizado – informa a diretora.
Ana Néry ressalta que o município tem uma história rica. “O município participou, ativamente, do ciclo da cana-de-açúcar, grandes vultos como José do Patrocínio, Nilo Peçanha e José Candido de Carvalho são daqui, além de mulheres que fizeram e continuam fazendo história. Nossa história precisa ser conhecida através de solares e casarios e das próprias ruas de Campos, através do Centro Histórico. Também temos vocação para o turismo religioso com as igrejas centenárias e algumas, até, tricentenárias".
No inventário, que também terá mapa, estarão sugestões de atrativos naturais e culturais; bens e serviços; o que fazer; onde comer e se hospedar. “A expectativa é de que o turismo deslanche. É um setor que está crescendo em todo o mundo. Temos água, montanha, entretenimento e história”, diz Ana Néry, ressaltando que, na solenidade de lançamento do inventário, também, será entregue o selo de qualidade do turismo, criado de acordo com as normativas do Ministério do Turismo, aos empresários de um modo geral que quiseram participar.
Cursos - Durante a realização do inventário, foram oferecidos cursos de excelência no atendimento com foco no turismo. Participaram do curso taxistas, Guarda Municipal, que toma conta do patrimônio e recepcionistas dos hotéis e atendentes de restaurantes. “Isso vai contribuir para o desenvolvimento econômico do município também. O município crescendo e o investimento em turismo representa mais giro de divisas no município. É uma cadeia em que todos ganham”, finaliza a diretora de Turismo
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 11:07:15 Prefeito anuncia projeto de lei do concurso da Educação
- 09/09/2025 09:54:35 Escola de Travessão conquista bronze em etapa estadual de Olimpíada de Geografia
- 09/09/2025 09:43:14 Castramóvel chegou ao Partage Shopping; inscrições estão abertas para 11 bairros
- 09/09/2025 08:58:56 Cão Zeus, da Guarda Municipal, visita pacientes na Santa Casa
- 09/09/2025 08:49:07 Campos sedia primeiro curso de Equideocultura - Ranch Sorting
Prefeito anuncia projeto de lei do concurso da Educação
0909 09h54Escola de Travessão conquista bronze em etapa estadual de Olimpíada de Geografia
0909 09h43Castramóvel chegou ao Partage Shopping; inscrições estão abertas para 11 bairros
0909 08h58Cão Zeus, da Guarda Municipal, visita pacientes na Santa Casa
0909 08h49Campos sedia primeiro curso de Equideocultura - Ranch Sorting
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira