Notícia no detalhe
Espaço e Café do Empreendedor sempre com novidades
Toda semana, profissionais que estão ou não na informalidade têm um encontro marcado e, nesta quarta-feira (22), não foi diferente. Dezenas de microempreendedores passaram pelo Café e Espaço do Empreendedor, ações da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), através do Programa de Incentivo ao Micro e Médio Empreendedor.
Das 9h às 12h, no Palácio da Cultura, homens e mulheres de todas as idades puderam assistir a palestras, participar de um café da manhã e buscar informações junto aos 13 parceiros do programa, entre instituições financeiras, órgãos públicos municipais e outras entidades. Um deles era Jorge João José, 48 anos. Atuando na venda de material de construção e empreiteiro de obra, Jorge sabe as vantagens da formalização, ocorrida em 2010. Gerando quatro empregos diretos, o microempreendedor fez parcerias com outros comerciantes e oferece seus serviços não somente em Campos, mas também para municípios vizinhos.
— Não tenho problemas com fiscalização e trabalho despreocupado, porque estou legalizado. Além disso, o fato de estar formalizado aumenta a credibilidade junto aos clientes. Quero expandir mais e gerar mais empregos, contou Jorge.
Segundo a agente municipal de Empreendedorismo do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Roberta Vasconcelos, desde a implantação do Programa de Incentivo ao Micro e Médio Empreendedor pela Codemca, a procura por linhas de crédito do Fundecam aumentou.
— Formalizado, os profissionais podem buscar linha de crédito para capital de giro e para investimento fixo. No primeiro caso, o microempreendedor pode pleitear recurso até R$ 2 mil a ser pago em seis parcelas. Para investimento fixo, o valor aumenta para R$ 4 mil e o número de parcelas passa de seis para 12 - informou Roberta, acrescentando que os recursos são da Caixa Econômica Federal, mas o Fundecam equaliza a taxa de juros, devolvendo às pequenas empresas a diferença de 6%, já que o programa possui a menor taxa de juros do país, 2% ao ano, superando até a do governo federal, que é de 8%. O Fundecam devolve esta diferença na conta do microempreendedor a cada seis meses, desde que esteja em dia com suas contas e invista em seu negócio.
De acordo com o presidente da Codemca, Jivago Faria, quase 10 mil microempreendedores já foram formalizados. Alguns, já estão migrando para o regime fiscal denominado Simples Nacional, que unifica uma série de impostos em uma única cobrança.
— Isso comprova o crescimento dos microempreendedores, salientou Jivago.
Com a formalização, os profissionais obtêm um número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); acesso a crédito em bancos de fomento; benefícios da Previdência Social, como licença-maternidade e aposentadoria; e a possibilidade de comprar diretamente de distribuidores, entre outras vantagens.
Café do Empreendedor – O café, realizado quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, reúne profissionais que, além de buscarem informações acerca da formalização e ampliação de seus negócios, assistem a palestras e apresentação de “cases” e sucesso, além de permitir a interação dos profissionais.
Espaço do Empreendedor – A ação acontece toda quarta-feira, das 9h às 12h, no Palácio da Cultura, com o objetivo dos encontros sistemáticos realizados serem uma referência para os trabalhadores que desejam sair da informalidade e crescer seu negócio, aumentando a renda e gerando emprego.
Segundo Jivago, a formalização em si é muito rápida e fácil, mas somente ela não basta. “É importante que eles sejam continuamente preparados, capacitados, atualizados”, salientou o presidente da Codemca.
Por isso, o Espaço do Empreendedor conta com parceiros como o Sebrae, secretaria municipal de Finanças, Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde, o Programa Municipal de Microcrédito (Fundecam Solidário) do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) e secretaria municipal de Defesa do Consumidor (Procon).
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















