Notícia no detalhe
Espaço e Café do Empreendedor sempre com novidades
Toda semana, profissionais que estão ou não na informalidade têm um encontro marcado e, nesta quarta-feira (22), não foi diferente. Dezenas de microempreendedores passaram pelo Café e Espaço do Empreendedor, ações da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), através do Programa de Incentivo ao Micro e Médio Empreendedor.
Das 9h às 12h, no Palácio da Cultura, homens e mulheres de todas as idades puderam assistir a palestras, participar de um café da manhã e buscar informações junto aos 13 parceiros do programa, entre instituições financeiras, órgãos públicos municipais e outras entidades. Um deles era Jorge João José, 48 anos. Atuando na venda de material de construção e empreiteiro de obra, Jorge sabe as vantagens da formalização, ocorrida em 2010. Gerando quatro empregos diretos, o microempreendedor fez parcerias com outros comerciantes e oferece seus serviços não somente em Campos, mas também para municípios vizinhos.
— Não tenho problemas com fiscalização e trabalho despreocupado, porque estou legalizado. Além disso, o fato de estar formalizado aumenta a credibilidade junto aos clientes. Quero expandir mais e gerar mais empregos, contou Jorge.
Segundo a agente municipal de Empreendedorismo do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Roberta Vasconcelos, desde a implantação do Programa de Incentivo ao Micro e Médio Empreendedor pela Codemca, a procura por linhas de crédito do Fundecam aumentou.
— Formalizado, os profissionais podem buscar linha de crédito para capital de giro e para investimento fixo. No primeiro caso, o microempreendedor pode pleitear recurso até R$ 2 mil a ser pago em seis parcelas. Para investimento fixo, o valor aumenta para R$ 4 mil e o número de parcelas passa de seis para 12 - informou Roberta, acrescentando que os recursos são da Caixa Econômica Federal, mas o Fundecam equaliza a taxa de juros, devolvendo às pequenas empresas a diferença de 6%, já que o programa possui a menor taxa de juros do país, 2% ao ano, superando até a do governo federal, que é de 8%. O Fundecam devolve esta diferença na conta do microempreendedor a cada seis meses, desde que esteja em dia com suas contas e invista em seu negócio.
De acordo com o presidente da Codemca, Jivago Faria, quase 10 mil microempreendedores já foram formalizados. Alguns, já estão migrando para o regime fiscal denominado Simples Nacional, que unifica uma série de impostos em uma única cobrança.
— Isso comprova o crescimento dos microempreendedores, salientou Jivago.
Com a formalização, os profissionais obtêm um número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); acesso a crédito em bancos de fomento; benefícios da Previdência Social, como licença-maternidade e aposentadoria; e a possibilidade de comprar diretamente de distribuidores, entre outras vantagens.
Café do Empreendedor – O café, realizado quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, reúne profissionais que, além de buscarem informações acerca da formalização e ampliação de seus negócios, assistem a palestras e apresentação de “cases” e sucesso, além de permitir a interação dos profissionais.
Espaço do Empreendedor – A ação acontece toda quarta-feira, das 9h às 12h, no Palácio da Cultura, com o objetivo dos encontros sistemáticos realizados serem uma referência para os trabalhadores que desejam sair da informalidade e crescer seu negócio, aumentando a renda e gerando emprego.
Segundo Jivago, a formalização em si é muito rápida e fácil, mas somente ela não basta. “É importante que eles sejam continuamente preparados, capacitados, atualizados”, salientou o presidente da Codemca.
Por isso, o Espaço do Empreendedor conta com parceiros como o Sebrae, secretaria municipal de Finanças, Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde, o Programa Municipal de Microcrédito (Fundecam Solidário) do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) e secretaria municipal de Defesa do Consumidor (Procon).
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2024 12:27:32 Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
- 22/11/2024 10:22:40 Campos lidera no atendimento a microempreendedores no estado do Rio
- 22/11/2024 09:39:08 “Gente é Para Brilhar” no dia 29 na Escola Francisco Faria Barbosa
- 22/11/2024 08:35:50 Defesa Civil recebeu mais de mil chamados de remoção de árvores apenas neste ano
- 22/11/2024 08:05:32 Espetáculo “O Caso do Vestido” sexta-feira e sábado no Museu Histórico
Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
2211 10h22Campos lidera no atendimento a microempreendedores no estado do Rio
2211 09h39“Gente é Para Brilhar” no dia 29 na Escola Francisco Faria Barbosa
2211 08h35Defesa Civil recebeu mais de mil chamados de remoção de árvores apenas neste ano
2211 08h05Espetáculo “O Caso do Vestido” sexta-feira e sábado no Museu Histórico
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação