Notícia no detalhe
Hemocentro Regional com novo apelo por doação de sangue
O Hemocentro Regional de Campos, instalado no Hospital Ferreira Machad, é o único que atende as regiões Norte e Noroeste Fluminense e, ainda, os hospitais públicos e privados da região. Com isso, é grande a necessidade de um expressivo número de pessoas doando sangue. Considerada um ato de amor, a doação é necessária para que a saúde pública funcione e para que possa trabalhar para a própria população, maior beneficiada. O município tem um baixo estoque de sangue, frequentemente, em destaque na mídia. Devido ao feriado de Corpus Christi, grande parte da população viaja, o que aumenta o fluxo de veículos nas estradas e rodovias, aumentando os riscos de acidentes. O Hemocentro funciona de segunda a domingo, das 7h às 18h. No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue.
- O nosso estoque de sangue vive praticamente no limite. Trabalhamos sempre na linha do estoque crítico, pois atendemos a Campos e mais 17 municípios da região Norte e Noroeste Fluminense. Além disso, também, atendemos hospitais públicos e privados. Nos últimos anos, a necessidade e demanda de sangue têm aumentado muito e o quantitativo de doações não tem acompanhado esse crescimento de solicitações – informa a diretora do Hemocentro, Daniela Tudesco, que é hematologista e hemoterapeuta.
Ela também fala sobre a média de doações. “Temos tido uma media razoável: 1.030 doações, que ainda é muito pouco, tendo em vista a grande demanda de sangue do nosso município e região. Por dia, o número de pessoas que passam por aqui, em termos de doadores, tem sido baixo. Precisamos de 80 doadores, por dia, para atendermos a todos. Teríamos que ter, em média, 3,5% da população doando. Na nossa cidade, não chega a 1,5%”, informa Daniela Tudesco.
No ano passado, em média, 7.500 pessoas doaram sangue. Neste ano, de janeiro a 16 de maio, foram contabilizadas 2.900 em média também. A diretora ainda informou que, por mês, deveria haver 2.400 doações, e mostrou nos últimos dados que, em cinco meses deste ano, o Hemocentro realizou 2900. “Precisamos conscientizar a população, para doar e salvar vidas. Uma doação pode ajudar até várias pessoas”.
Mas, a falta de sangue não é só no Hemocentro de Campos. O problema afeta também os grandes hemocentros. Isso acontece em quase todos os setores que trabalham com a hemoterapia. “Acredito que o sangue é vida, veículo de aliança, acredito que seja um ato de solidariedade, cidadania, um ato humanístico: a pessoa ser um doador fidelizado. Muitos comparecem para fazer a doação de reposição. Estes só vêm para necessidade da família ou conhecido. Já os doadores voluntários, independente se têm alguém doente ou não na família, ele é fiel. Graças ao doador voluntário, fidelizado, nós conseguimos manter o estoque funcionando na medida do possível. Se os doadores de reposição tivessem consciência da importância da doação, que é essencial para a garantia da sobrevivência da população, já seria um grande avanço”, declara.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
2904 18h39Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18