Notícia no detalhe
Justiça obriga empresa a regularizar entrega de mercadorias
Após várias reclamações dos consumidores, insatisfeitos com o serviço prestado pela Ricardo Eletro Divinópolis S/A, a 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte conseguiu uma liminar na Justiça que obriga a empresa a regularizar a entrega de produtos comprados em suas lojas, em até 10 dias, sob pena de multa de R$ 10 mil para cada descumprimento registrado. A decisão favorável ao Ministério Público é da 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.
A ação foi baseada em inquérito civil, que identificou a ocorrência de diversas reclamações contra a empresa por atraso na entrega de produtos, fato que ocorre em todo o Estado, contrariando o disposto no Código de Defesa do Consumidor. Na ação, o promotor requer a condenação da ré à reparação dos danos materiais e morais causados de forma individual em decorrência de prática abusiva. O processo também pede o pagamento de indenização por danos morais coletivos, no valor mínimo de R$ 1 milhão.
O promotor Carlos Andresano, autor da ação, fundamenta o seu pleito em face dos transtornos por que estão passando os consumidores, que adquirem os seus produtos na empresa e ficam reféns da demora na entrega desses bens, que em muitos casos, são de extrema utilidade e importância na vida desses cidadãos.
De acordo com a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, o consumidor não pode ficar refém das empresas, esperando indefinidamente pela entrega de um bem adquirido. “O Código de Defesa do Consumidor exige dos fornecedores um atendimento eficiente e eficaz. No Estado do Rio temos a lei 3.669/2001, que corrobora esta questão, estipulando dia e turnos agendados no ato da compra, para que a empresa cumpra com sua obrigação de entregar o produto” destaca a secretária.
Já a lei estadual 5.911/2011 obriga os fornecedores a afixarem cartazes informando a obrigatoriedade da entrega no prazo convencionado. “O Procon de Campos incentiva os munícipes a exigirem no ato da compra o agendamento da entrega, evitando deixar essa obrigação do fornecedor em aberto, já que é um direito adquirido após muitas lutas”, ressalta a secretária de Defesa do Consumidor.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
- 07/11/2025 15:54:16 Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
0711 15h54Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















