Notícia no detalhe
Museu Histórico de Campos completa 1 ano neste sábado
O Museu Histórico de Campos, instalado no Solar do Visconde de Araruama, completa o seu primeiro aniversário, por isso, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação para este dia tão importante para a cultura do município. Na tarde deste sábado (29), o espaço estará aberto para visitação a partir das 12h. A companhia Musicatto vai fazer uma apresentação que promete emocionar o público, a partir das 17h, seguido de coquetel. O espaço funciona na Praça São Salvador, de terça a sexta, de 10h às 17h e, aos sábados e feriados, de 12 às 17h.
O Museu Histórico de Campos é um espaço de informação para a sociedade mostrar toda importância de Campos e região para o desenvolvimento econômico do país, principalmente, entre o final do século XVIII e início do século XX, tornando-se referência, no que tange a história do município.
- A Prefeita Rosinha Garotinho, preocupada com o resgate da cultura da cidade, numa decisão de governo resolveu restaurar o Solar de Visconde de Araruama, que foi sede da Câmara Municipal e da Prefeitura de Campos. Estamos resgatando toda a memória artística, cultural e o patrimônio histórico da cidade, com o objetivo de fortalecer a cultura local e levar ao conhecimento da nova geração os fatos que marcaram a cidade e o Estado do Rio de Janeiro – relata a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.
A diretora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escorcard, ressalta a importância das doações para que o acervo seja ampliado. “Fico feliz, pois recebemos diversas doações, que enriqueceram o nosso acervo. Estamos em parceria com o Arquivo Público Municipal e a Biblioteca Municipal Nilo Peçanha fazendo novas pesquisas, o que vai, sem dúvidas, trazer novos frutos para o resgate histórico da cidade”, destaca.
A primeira exposição do espaço foi sobre a Rede Ferroviária Federal, "O Comércio Informal: Feiras, Mercados e Quiosques", que retratou o comércio ambulante no Rio de Janeiro, que pertence ao Museu Histórico Nacional. Outras exposições marcaram e contribuíram para que o número de visitantes ultrapassasse a marca de 15 mil, como a exposição “Goyta 100 anos de Paixão e Glórias”, que comemorou o centenário do time que tem a maior do torcida do interior do Estado.
O Instituto Federal Fluminense também utilizou o espaço para expor seus acervos com apresentação do acervo “De Escola de Aprendizes Artífices a Instituto Federal: 103 Anos se Passaram!”, celebrando os 103 anos do Centro de Educação. A Exposição de Arte Sacra do Estado do Rio de Janeiro, montada a partir da catalogação e restauração de material histórico, num trabalho dos pesquisadores do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), além de “Caminhos de Santo Amaro”, “Povoado, Vila, Cidade” e atual “Campos, um novo olhar”, que retrata a história do Centro Histórico de Campos e como ficará o local a partir das obras de revitalização feitas pela Prefeitura de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
- 10/09/2025 14:55:17 Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
1009 14h55Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira