Notícia no detalhe
Depois de Campos MS incorpora vacina contra HPV ao SUS
Três anos depois que o governo Rosinha Garotinho implantou em Campos, numa iniciativa pioneira no país, a vacina quadrivalente contra o HPV na rede pública, o Ministério da Saúde anuncia, nesta segunda-feira (1°), a incorporação da vacina no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Campos mais de 30 mil meninas já foram vacinadas contra o HPV no município.
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Chicão, destaca que Campos foi a primeira cidade de porte médio do Brasil a oferecer, gratuitamente, a vacina para meninas de 11 a 15 anos de idade. Ele lembra que, em março de 2011, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Campos e elogiou o Programa Municipal de Imunização, informando que ele é referência para o país.
- O projeto do governo federal inclui apenas as meninas de 10 e 11 anos e idade. Aqui em Campos, nosso programa beneficia meninas de 11 a 15 anos de idade. Temos feito um trabalho de orientação nas escolas, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que alcança, ainda, pais e professores, com palestras e trabalhos educativos. As doses também são garantias em unidades de saúde – disse Dr. Chicão.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, o município reduziu em 35% os casos de condilomas genitais em mulheres, e em 25% nos homens, pois como explica o diretor, mesmo não tendo sido vacinados, os homens foram beneficiados, já que a doença é sexualmente transmissível.
- Em primeiro lugar, acreditamos que o Ministério da Saúde acertou em decidir colocar a vacina contra o HPV, por diversas razoes. Uma delas é que o câncer de colo do útero é o segundo colocado em mortes e em casos nas mulheres no Brasil. Depois, porque o HPV também causa câncer de ânus, garganta, vagina, vulva, pênis e as verrugas genitais. Além disso, quando falamos em prevenção de doenças por vacinas, falamos em um termo muito usual, a custo efetividade, que é o custo da doença e o valor prevenido pelo uso de vacinas. No caso do HPV, não há maior custo efetividade do que a vacina contra o câncer de colo de útero – explicou Charbell.
As mulheres portadoras do vírus HIV, com idades entre 9 e 26 anos, também estão sendo beneficiadas em Campos com a vacina. O vírus do HPV está relacionado a diversos tipos de câncer, mas principalmente ao câncer do colo do útero (95% dos casos) e ao aparecimento de verrugas genitais.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















