Notícia no detalhe
Depois de Campos MS incorpora vacina contra HPV ao SUS
Três anos depois que o governo Rosinha Garotinho implantou em Campos, numa iniciativa pioneira no país, a vacina quadrivalente contra o HPV na rede pública, o Ministério da Saúde anuncia, nesta segunda-feira (1°), a incorporação da vacina no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Campos mais de 30 mil meninas já foram vacinadas contra o HPV no município.
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Chicão, destaca que Campos foi a primeira cidade de porte médio do Brasil a oferecer, gratuitamente, a vacina para meninas de 11 a 15 anos de idade. Ele lembra que, em março de 2011, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Campos e elogiou o Programa Municipal de Imunização, informando que ele é referência para o país.
- O projeto do governo federal inclui apenas as meninas de 10 e 11 anos e idade. Aqui em Campos, nosso programa beneficia meninas de 11 a 15 anos de idade. Temos feito um trabalho de orientação nas escolas, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que alcança, ainda, pais e professores, com palestras e trabalhos educativos. As doses também são garantias em unidades de saúde – disse Dr. Chicão.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, o município reduziu em 35% os casos de condilomas genitais em mulheres, e em 25% nos homens, pois como explica o diretor, mesmo não tendo sido vacinados, os homens foram beneficiados, já que a doença é sexualmente transmissível.
- Em primeiro lugar, acreditamos que o Ministério da Saúde acertou em decidir colocar a vacina contra o HPV, por diversas razoes. Uma delas é que o câncer de colo do útero é o segundo colocado em mortes e em casos nas mulheres no Brasil. Depois, porque o HPV também causa câncer de ânus, garganta, vagina, vulva, pênis e as verrugas genitais. Além disso, quando falamos em prevenção de doenças por vacinas, falamos em um termo muito usual, a custo efetividade, que é o custo da doença e o valor prevenido pelo uso de vacinas. No caso do HPV, não há maior custo efetividade do que a vacina contra o câncer de colo de útero – explicou Charbell.
As mulheres portadoras do vírus HIV, com idades entre 9 e 26 anos, também estão sendo beneficiadas em Campos com a vacina. O vírus do HPV está relacionado a diversos tipos de câncer, mas principalmente ao câncer do colo do útero (95% dos casos) e ao aparecimento de verrugas genitais.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















