Notícia no detalhe
Plano de Saneamento Básico apresentado em seminário
Um diagnóstico setorial do Plano Regional de Saneamento Básico, com Base Municipalizada nas Modalidades Água, Esgoto e Drenagem Urbana, foi apresentado nesta terça-feira (9), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), aos representantes de associações de moradores e de sindicatos afins. Também participaram do encontro, representantes de várias secretarias municipais e da Câmara de Vereadores.
O seminário foi realizado pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, em parceria com a empresa de geotecnologia e consultoria DRZ, responsável pela elaboração do plano desde agosto de 2012, por ter vencido a licitação da Secretaria Estadual do Ambiente. Ela vai desenvolver o trabalho em 11 municípios. O seminário foi ministrado pela arquiteta da DRZ, Márcia Bonassar.
Os participantes receberam uma ficha para que possam informar a realidade de cada localidade e distrito, cuja finalidade é alcançar a universalização do saneamento no município.
Segundo Bonassar, o Plano Municipal de Saneamento Básico (Plansab) foi instituído através da Lei 11.445/2007 (Plano Nacional de Saneamento Básico), estabelecendo os municípios como titulares dos serviços de saneamento. “Esta lei foi regulamentada através do Decreto Federal 7.217/10, que regulamenta a política de saneamento”, explicou a arquiteta, informando que o Plano Regional tem um horizonte de 25 anos e é dividido em curto, médio e longo prazo.
De acordo com a arquiteta, somente com a conscientização e a cobrança da população será possível a universalização do saneamento. “A população deve ser mobilizada para que o Plansab seja construído de forma participativa”, ressaltou Bonassar, revelando que o Plano Regional está sendo custeado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), contratada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Região – A elaboração do Plano Regional envolve 11 municípios pertencentes à Região Hidrográfica VII. São eles, Campos, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Sebastião do Alto e Trajano de Morais.
A arquiteta disse ainda, que todo o Plano Municipal de Saneamento Básico envolve o sistema de abastecimento de água, de tratamento de esgoto e drenagem urbana. “Saneamento básico é de fundamental importância para o desenvolvimento do município. Minimiza problemas de doenças, pois, segundo o Ministério da Saúde (MS), a cada R$ 1 gasto em saneamento, são descontados R$ 4 em medicina curativa”, destacou.
Segundo a presidente da Empresa Municipal de Habitação (Emhab), Simone Ferreira Muniz, a divulgação e a apresentação do Plano de Saneamento Básico são de grande importância, porque mostram as necessidades do município, tanto no abastecimento de água, como no esgotamento sanitário e na drenagem urbana.
- Durante o seminário, com a participação da sociedade como um todo, foram recolhidas várias informações dos participantes, que vão ajudar a traçar estratégias para sanar estas necessidades a longo prazo – ressaltou a presidente da Emhab.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
- 07/11/2025 15:54:16 Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
0711 15h54Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















