Notícia no detalhe
Procon e Ampla: melhor atendimento ao consumidor
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon de Campos) recebeu nesta terça-feira (16) os representantes da Ampla, para discutir melhorias no atendimento aos consumidores campistas. Entre as principais reclamações estão o consumo elevado, piques de energia, demora no conserto dos produtos danificados por oscilação de energia e demora no restabelecimento do serviço.
Na reunião, foi ressaltado que quando um consumidor tem o serviço suspenso por falta de pagamento e após pagar a conta e pedir a religação, tem que esperar por até 24 horas, normalmente, ou quatro horas, no caso de religação de urgência.
O ouvidor da empresa, Paulo César Gomes, esclareceu que existe a previsão legal para religação nos seguintes casos: quatro horas para urgência, 24 horas para religação normal e 48 horas para cliente rural. No entanto, o representante declarou que a média de religação em Campos é de sete horas. Ele disse que a empresa vai ampliar o esforço para dar mais resolutividade às reclamações formuladas pelos consumidores.
A secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, questionou o problema que está ocorrendo com a exteriorização de medidores, que algumas vezes tem sido cobrado de outros consumidores. Em resposta, o ouvidor da Ampla relatou que a exteriorização acontece pela dificuldade de acessar o medidor e que havendo cobrança irregular o consumidor deve procurar imediatamente a loja da empresa e exigir a retificação.
Rosangela aproveitou para solicitar à empresa maior liberalidade no parcelamento de contas vencidas, para facilitar a vida do consumidor inadimplente (a empresa só aceita parcelamento a partir de três contas vencidas). Em relação à demora no serviço de instalação de rede (ligação nova), a empresa se comprometeu a obedecer criteriosamente os prazos estabelecidos pela Aneel.
Foram abordadas ainda, na reunião, as cobranças feitas na fatura em nome de entidades civis e associações sem fins lucrativos e que o consumidor nem sempre reconhece ter dado a autorização para a cobrança, sendo que a empresa tem, sempre que questionada, acatado a reclamação e cancelado as cobranças.
De acordo com a secretária Rosangela Tavares, este entendimento tem sido buscado com todos os fornecedores, visando tornar a vida do consumidor mais descomplicada. “Esperamos que com este entendimento, possamos reduzir o índice de reclamações em relação a esta empresa”, disse.
- Não vamos nos furtar ao diálogo, pois entendemos que na esfera administrativa, o consumidor tem o seu pleito reparado mais rapidamente e, portanto, seu desconforto é menor. Agora, se os fornecedores não melhorarem seus procedimentos, nós seremos forçados a atuar com mais rigor - ressalta a secretária.
O último assunto posto em debate foi à postulação por parte da empresa de questionar as reclamações de Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI), ainda na esfera administrativa. Foi firmado um acordo para que o Procon-Campos volte a recepcionar esta reclamação, em caráter provisório.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação