A Prefeitura oferece 339 itens na Relação Municipal de Medicamentos, tornando Campos o município com o maior catálogo de remédios disponibilizados à população. A lista de medicamentos que o Ministério da Saúde oferta contém menos de 140 itens. Isso significa que o município disponibiliza mais do que o dobro de remédios exigidos pelo governo federal.
Além disso, de acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, para melhor atender à população, o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) descentralizou a entrega de medicamentos básicos para as 72 Unidades Básicas de Saúde (UBS), promovendo uma redução de 60% no atendimento realizado na Farmácia Municipal, que funciona na sede da Secretaria.
- Estas medidas integram a política de construção do novo modelo de assistência em Atenção Básica da Secretaria, cuja principal missão é ampliar, qualificar e humanizar a assistência em saúde do município, integrando os níveis de atendimento no Sistema Único de Saúde – afirmou o vice-prefeito.
Segundo a gerente do DAF, Bruna Araújo, a descentralização promoveu humanização no atendimento, diminuindo as filas e o tempo de espera na Farmácia Central, onde cerca de 3 mil pessoas eram atendidas diariamente. “Com a mudança, medicamentos da Farmácia Básica podem ser retirados em qualquer UBS. Os medicamentos de processo administrativo, de controle especial e os específicos de alguns programas, como os de controle do tabagismo, continuam sendo entregues na Farmácia Municipal”, destacou.
Doutor Chicão informou que situações pontuais podem ocorrer, como é o caso do remédio Mesalazina, que é de competência estadual e está em falta no mercado, em razão da ausência de matéria prima para produzi-lo. “Neste caso, o paciente deve conversar com seu médico, para viabilizar a indicação de um novo medicamento que substitua o anterior, de modo que não haja interrupção do tratamento”, esclareceu.
Apenas 5 itens dos 339 que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza estão com atraso na entrega. Um novo pregão para aquisição dos medicamentos já foi realizado e o DAF aguarda a conclusão dos trâmites administrativos até o envio dos mesmos pela empresa vencedora do pregão. Nos próximos dias a situação será regularizada.
Remédios controlados disponíveis em 25 polos
Para facilitar ainda mais o acesso da população aos medicamentos, a Secretaria de Saúde regionalizou a entrega de remédios controlados, com base nos critérios de dispensação de medicamentos, definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com as normas, este tipo de medicamento deve ser dispensado por um profissional farmacêutico. Confira as 25 unidades-polo:
POSTOS REGIONAIS DE ENTREGA DE MEDICAMENTOS DE CONTROLE ESPECIAL
1 UBS ALAIR FERREIRA 14 CRTCA I
2 UBS CENTRO DE SAUDE DE GUARUS 15 TERCEIRA IDADE PROJETO TRATHAR
3 CENTRO DIA 16 UBS JAMIL ÁBIDO
4 HOSPITAL DE TRAVESSÃO 17 UBS LAGOA DE CIMA
5 HOSPITAL DE MORRO DO COCO 18 UBS SAPUCAIA
6 HOSPITAL DE SANTO EDUARDO 19 CAPS ARI VIANA
7 UBS IPS 20 CAPS Dr. JOÃO BATISTA
8 UBS PENHA 21 HOSPITAL HENRIQUE ROXO
9 HOSPITAL SÃO JOSÉ 22 CAPS III
10 HOSPITAL DE TÓCOS 23 PROGRAMA RENAIS
11 UBS BAIXA GRANDE 24 PROGRAMA DST/AIDS
12 UBS FAROL 25 UBS SANTA CRUZ
13 UBS SATURNINO BRAGA