Notícia no detalhe
Visa faz palestra sobre tabagismo em clínica de reabilitação
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária de Campos (IEC-Visa) realizou palestra educativa para os portadores de dependência química, em fase de tratamento na Clínica de Reabilitação Geremias de Mattos Fontes, na Fazenda Pedra Lisa, em Morro do Coco. O tema “Qualidade de Vida não combina com tabaco” foi ministrado pelas educadoras sanitárias Cláudia Helena Paravidino e Ana Paula Siqueira.
Segundo Ana Paula, no mundo, há quase 2 bilhões de fumantes e 5 milhões de pessoas morrem por ano, de doenças relacionadas ao tabaco. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano pela mesma razão.
Cláudia afirma que os profissionais de saúde devem tratar os fumantes como dependentes químicos e orientá-los para o tratamento adequado. “O objetivo é tratar a dependência da nicotina”, informa.
- Os principais fatores dificultadores para quem desejar parar de fumar foram citados na palestra. O primeiro é a síndrome de abstinência nicotínica, que causa irritabilidade, aumento de apetite, ansiedade, entre outros - acrescenta.
A educadora sanitária lembra que parar de fumar não é fácil, mas recomenda persistência. “Se já houve alguma tentativa de parar de fumar e não conseguiu, não desista, pois uma recaída não é um fracasso”, ressalta.
Segundo Cláudia, a maioria dos ex-fumantes só conseguiu para de fumar após mais de uma tentativa. “Você tem mil motivos para parar de fumar. Faça a sua lista e se sentir necessidade, não hesite em procurar ajuda de um profissional de saúde”, orienta.
O gerente da Visa, Elden Pereira, afirma que o objetivo do órgão é promover a reflexão dos participantes quanto aos danos causados pelo uso do tabaco. “Este fato muitas vezes não é admitido como dependência, pois se desenvolve silenciosamente, desencadeando assim, doenças irreversíveis, levando em sua maioria a óbitos. É necessário que o cidadão seja alertado quanto ao seu problema, respeitando e valorizando sua autonomia e manutenção da cidadania”, afirma Elden.
A coordenadora do IEC-Visa, Vívian Lanunce, acrescenta que a Vigilância Sanitária é um instrumento a serviço de toda a sociedade e oferece à população as informações necessárias para que ela possa escolher o melhor possível para sua qualidade de vida. “Não queremos que a saúde da população seja comprometida. Trabalhamos de forma efetiva, valorizando o ser humano e sua individualidade”, finaliza. A palestra na Clínica de Reabilitação Geremias de Mattos Fontes foi realizada na segunda-feira (12).
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
2710 12h48E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















