Notícia no detalhe
Visa faz palestra sobre tabagismo em clínica de reabilitação
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária de Campos (IEC-Visa) realizou palestra educativa para os portadores de dependência química, em fase de tratamento na Clínica de Reabilitação Geremias de Mattos Fontes, na Fazenda Pedra Lisa, em Morro do Coco. O tema “Qualidade de Vida não combina com tabaco” foi ministrado pelas educadoras sanitárias Cláudia Helena Paravidino e Ana Paula Siqueira.
Segundo Ana Paula, no mundo, há quase 2 bilhões de fumantes e 5 milhões de pessoas morrem por ano, de doenças relacionadas ao tabaco. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano pela mesma razão.
Cláudia afirma que os profissionais de saúde devem tratar os fumantes como dependentes químicos e orientá-los para o tratamento adequado. “O objetivo é tratar a dependência da nicotina”, informa.
- Os principais fatores dificultadores para quem desejar parar de fumar foram citados na palestra. O primeiro é a síndrome de abstinência nicotínica, que causa irritabilidade, aumento de apetite, ansiedade, entre outros - acrescenta.
A educadora sanitária lembra que parar de fumar não é fácil, mas recomenda persistência. “Se já houve alguma tentativa de parar de fumar e não conseguiu, não desista, pois uma recaída não é um fracasso”, ressalta.
Segundo Cláudia, a maioria dos ex-fumantes só conseguiu para de fumar após mais de uma tentativa. “Você tem mil motivos para parar de fumar. Faça a sua lista e se sentir necessidade, não hesite em procurar ajuda de um profissional de saúde”, orienta.
O gerente da Visa, Elden Pereira, afirma que o objetivo do órgão é promover a reflexão dos participantes quanto aos danos causados pelo uso do tabaco. “Este fato muitas vezes não é admitido como dependência, pois se desenvolve silenciosamente, desencadeando assim, doenças irreversíveis, levando em sua maioria a óbitos. É necessário que o cidadão seja alertado quanto ao seu problema, respeitando e valorizando sua autonomia e manutenção da cidadania”, afirma Elden.
A coordenadora do IEC-Visa, Vívian Lanunce, acrescenta que a Vigilância Sanitária é um instrumento a serviço de toda a sociedade e oferece à população as informações necessárias para que ela possa escolher o melhor possível para sua qualidade de vida. “Não queremos que a saúde da população seja comprometida. Trabalhamos de forma efetiva, valorizando o ser humano e sua individualidade”, finaliza. A palestra na Clínica de Reabilitação Geremias de Mattos Fontes foi realizada na segunda-feira (12).
Últimas Notícias adicionadas
- 06/01/2025 16:56:35 FMS discute reparos emergenciais no Hospital Ferreira Machado após fortes chuvas
- 06/01/2025 16:34:31 Prazo para diretores preencherem Diagnóstico das Escolas ampliado até 12 de janeiro
- 06/01/2025 16:08:38 Defesa Civil monitora Rio Paraíba, que mantém queda do nível nesta segunda-feira
- 06/01/2025 15:08:09 Obras mantém equipes realizando reparos no calçadão e na Avenida Atlântica de Farol
- 06/01/2025 14:19:48 Prestadores de serviços da Educação iniciaram atualização cadastral
FMS discute reparos emergenciais no Hospital Ferreira Machado após fortes chuvas
0601 16h34Prazo para diretores preencherem Diagnóstico das Escolas ampliado até 12 de janeiro
0601 16h08Defesa Civil monitora Rio Paraíba, que mantém queda do nível nesta segunda-feira
0601 15h08Obras mantém equipes realizando reparos no calçadão e na Avenida Atlântica de Farol
0601 14h19Prestadores de serviços da Educação iniciaram atualização cadastral
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador