Notícia no detalhe
Grupo de ações coordenadas (Grac) define estratégias de ação
“Monitoramento é a palavra de ordem para que os órgãos que compõem o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) possam dar respostas mais rápidas e eficientes à população. Não é possível se fazer previsão meteorológica com tantos meses, mas numa previsão climatológica, os indicativos são de muita chuva a partir do mês de outubro”. A informação é do engenheiro José Carlos Mendonça, doutor em agrometeorologia e sensoriamento remoto da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que nesta terça-feira (20) proferiu palestra na sede da Defesa Civil Municipal.
A reunião do GRAC foi aberta pelo secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, que ressaltou a importância da integração dos órgãos que atuam nas situações de desastres e do trabalho preventivo desenvolvido pela secretaria de Defesa Civil que, diariamente, monitora não só o nível dos rios, como a situação climatológica e meteorológica. Estiveram presentes o coordenador da Regional de Defesa Civil (Redec 5) coronel Moacyr Pires; o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, tenente coronel Paulo Rodriguez; o comandante de Bombeiros de Área (CBA IV) Norte/Noroeste, coronel Douglas P. Júnior, acompanhado pelo tenente coronel Rodolfo Souza e do major Rodrigo Rangel Barcelos.
Também compareceram à reunião do Grupo, onde foi aprovada a minuta da nova composição do GRAC, o comandante da Guarda Civil Municipal, Josué Moreira Peixoto; o subsecretário adjunto de Saúde, Dante Pinto Lucas; subsecretário de Governo, Alcimar Ferreira; subsecretário de Aquicultura e Pesca, Carlos Henrique Souza; subsecretário da Família e Assistência Social, Giselda Leão, além de representantes da secretaria de Comunicação Social, da Limpeza Pública, Praças e Jardins, do Meio Ambiente e a equipe técnica e operacional da secretaria de Defesa Civil. Foi aprovado, ainda, a proposta do subsecretário de Saúde, Dante Lucas, de realização de simulados de ações nas áreas de risco envolvendo todos que atuam nas situações de desastres.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















