Notícia no detalhe
Festival de Petiscos: prefeitura e comerciantes do Farol reunidos
Elaborar um calendário de eventos para as quatro Estações do ano, de forma a levar público para a praia do Farol de São Tomé o ano todo. Esta é a principal recomendação da prefeita Rosinha Garotinho para a recém-criada Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em relação à praia campista. A informação foi passada na tarde deste sábado (24) pelo secretário da pasta, Wainer Teixeira de Castro, durante reunião com comerciantes do segmento de alimentação no Quiosque do Meio Ambiente, na Orla da Praia do Farol. A programação faz parte do Projeto Farol de Todas as Estações, desenvolvido pela Prefeitura de Campos.
Durante a reunião, o secretário apresentou a proposta da realização do Festival de Petiscos e, em conformidade com os donos de hotéis, pousadas, restaurantes e lanchonetes, ficaram alinhavados os primeiros passos para a realização do evento, que contará com estrutura instalada pela Prefeitura para a realização do evento nos dias 27, 28 e 29 de setembro. A exposição e comercialização dos variados pratos de cada comerciante será feita em boxes padronizados numa grande Tenda que será instalada na Orla da Praia.
Para aprimorar a arte da culinária e auxiliar os comerciantes do ramo de alimentos a aprimorar seus pratos já tradicionais, e criar um Polo Gastronômico no Farol de São Tomé, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vai trazer a praia campista mestres da Culinária como Olivier e Aragão.
- Eu conheci o prato da casa Restaurante Peixe Frito e constatei que a cebola frita sem gordura é mesmo um interessante diferencial; provei e concordo que a tradicional Pururuca do Lelei e a tradicional muqueca da Dona Xepa são realmente petiscos que, como outros, com os devidos toques, como detalhes na fachada e padronização de toalhas, por exemplo, podem somar para termos no Farol um Pólo Gastronômico que poderá gerar mais renda para os comerciantes, mais emprego e isso é gerar desenvolvimento”, disse Wainer Teixeira.
Nova reunião dia 27 - Ficou agendada nova reunião com os comerciantes para a próxima terça-feira (27), a partir das 17 horas. Nesta segunda reunião, serão definidos quantos pratos por estabelecimento e os respectivos valores para a comercialização durante o Festival de Petiscos. “A Prefeita Rosinha pediu para estabelecermos uma política de eventos para as quatro estações do ano, porque ela quer que os comerciantes tenham público para o ano todo. E é neste propósito que vamos realizar o Festival de Petiscos, de forma planejada e definida em conjunto com os comerciantes do Farol. Além disso, outras ações serão realizadas na praia pela prefeitura para melhorar o ambiente da praia, com ampliação e aprimoramento dos serviços da Guarda Municipal; serviços de informações turísticas e de comunicação social; da Postura Municipal; sinalização, dentre outras melhorias que vão contribuir para tornar a Praia de Campos muito mais atrativa”, detalhou o secretário Wainer Teixeira de Castro.
- Estou trocando a cidade do Rio de Janeiro pela praia do Farol de São Tomé, onde pretendo curtir a aposentadoria. Minha esposa é daqui e como tínhamos um restaurante com especialidade em pratos de frutos do mar, decidimos arrendar o antigo Tonga da Mironga e instalar um restaurante com esta especialidade. Recebemos o convite para esta reunião e creio que chega em boa hora, porque a praia tem muito potencial para o comércio funcionar o ano todo. Entendo que esta iniciativa da Prefeitura vem em boa hora e certamente será muito bom para os comerciantes que esperavam um incentivo para atrair público para cá também fora da temporada de verão”, declarou o comerciante Luiz Carlos Teixeira Dutra.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
- 21/03/2026 16:12:28 Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
- 21/03/2026 14:37:43 Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
- 21/03/2026 13:33:18 Questões habitacionais são foco de projetos que participam do Mais Ciência
Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
2003 15h49Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
2103 16h12Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
2103 14h37Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















