Notícia no detalhe
Hemocentro participa de audiência pública por sangue
Na audiência pública promovida na tarde desta quarta-feira (28), na Câmara Municipal, o Hemocentro Regional de Campos, representantes de hospitais, da maçonaria e de gestores de saúde dos municípios de Campos, São Fidélis e Quissamã discutiram a coleta regional, o papel do Estado enquanto regulador da política de sangue no Rio de Janeiro e a implantação de agências transfusionais nos hospitais que realizam mais de 60 transfusões de sangue por mês. A audiência pública foi proposta pelo vereador José Carlos Monteiro.
A diretora do Hemocentro Regional de Campos, Daniela Tudesco, falou sobre a necessidade real de se ter um quantitativo mínimo de estoque para atender a demanda de Campos e dos demais 18 municípios que solicitam sangue e derivados. “Costumo dizer lá no Hemocentro que a torneira é pequena, mas o ralo é muito grande. Para um estoque equilibrado deveríamos ter o mínimo de 300 bolsas de 0+ e 40 de 0-. Além das dificuldades de doadores, estamos buscando mais espaço para que possamos ampliar nossos serviços”, disse.
O diretor do Hospital Escola Álvaro Alvim, Jair Araújo, falou sobre a necessidade dos hospitais em terem agências transfusionais, mas sempre atentando para suas gradações.
―A agência transfusional em seu 1º nível recebe o sangue e armazena, com pessoal tecnicamente capacitado e estrutura para conservação deste sangue por um breve espaço de tempo, mas com permanente dependência do estoque Hemocentro, o que não resolveria o problema dos pacientes internados para cirurgias eletivas, que deixariam de fazer cirurgias para que o sangue possa atender a casos mais urgentes. Por isso, nosso hospital está trabalhando com um 2º nível de agência transfusional, que possua condição de armazenar e manipular o sangue de forma adequada, com pessoal técnico habilitado e de plantão― afirmou Jair.
O vereador presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Paulo Hirano, defendeu a urgência na captação de sangue. “Não podemos esperar expansão de estrutura alguma. Precisamos captar mais sangue hoje. Sugiro resgatarmos ações, como a solicitação para que familiares e amigos de pacientes internados para cirurgias eletivas ou que precisem de transfusão possam promover doações naquele momento - pontuou.
- Poderemos propor uma lei, participando a idéia ao Ministério Público e assim, termos autoridade para implantar mecanismos internos e aumentar a demanda da doação de sangue. Faremos uma solicitação ao Estado, conforme foi citado pelo presidente da casa, para a doação de um ônibus para colher sangue em toda região. Vamos ampliar esta discussão para o Comitê de Intergestores Regional para pactuação e definição dessa política hoje aplicada à coleta regional – enfatizou Hirano.
Atendendo a uma solicitação feita pelo representante da maçonaria, o vereador José Carlos, ponderou sobre a veiculação da importância da doação de sangue, nas escolas. “Temos que inserir essa formação nas escolas, para que as crianças já cresçam sabendo”, comentou José Carlos, mas o tema também ganhou apoio do vereador Rafael Diniz e de outros membros do legislativo.
O presidente da Câmara, Edson Batista, sugeriu a formulação de um documento englobando as sugestões extraídas da audiência. “Vamos sugerir ações a curto, médio e longo prazo, para resolver o problema. Fico feliz que o Poder Executivo esteja abrindo uma agência transfusional no Hospital Geral de Guarus, que dará uma grande contribuição”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/01/2025 16:56:35 FMS discute reparos emergenciais no Hospital Ferreira Machado após fortes chuvas
- 06/01/2025 16:34:31 Prazo para diretores preencherem Diagnóstico das Escolas ampliado até 12 de janeiro
- 06/01/2025 16:08:38 Defesa Civil monitora Rio Paraíba, que mantém queda do nível nesta segunda-feira
- 06/01/2025 15:08:09 Obras mantém equipes realizando reparos no calçadão e na Avenida Atlântica de Farol
- 06/01/2025 14:19:48 Prestadores de serviços da Educação iniciaram atualização cadastral
FMS discute reparos emergenciais no Hospital Ferreira Machado após fortes chuvas
0601 16h34Prazo para diretores preencherem Diagnóstico das Escolas ampliado até 12 de janeiro
0601 16h08Defesa Civil monitora Rio Paraíba, que mantém queda do nível nesta segunda-feira
0601 15h08Obras mantém equipes realizando reparos no calçadão e na Avenida Atlântica de Farol
0601 14h19Prestadores de serviços da Educação iniciaram atualização cadastral
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador