Notícia no detalhe
Hemocentro participa de audiência pública por sangue
Na audiência pública promovida na tarde desta quarta-feira (28), na Câmara Municipal, o Hemocentro Regional de Campos, representantes de hospitais, da maçonaria e de gestores de saúde dos municípios de Campos, São Fidélis e Quissamã discutiram a coleta regional, o papel do Estado enquanto regulador da política de sangue no Rio de Janeiro e a implantação de agências transfusionais nos hospitais que realizam mais de 60 transfusões de sangue por mês. A audiência pública foi proposta pelo vereador José Carlos Monteiro.
A diretora do Hemocentro Regional de Campos, Daniela Tudesco, falou sobre a necessidade real de se ter um quantitativo mínimo de estoque para atender a demanda de Campos e dos demais 18 municípios que solicitam sangue e derivados. “Costumo dizer lá no Hemocentro que a torneira é pequena, mas o ralo é muito grande. Para um estoque equilibrado deveríamos ter o mínimo de 300 bolsas de 0+ e 40 de 0-. Além das dificuldades de doadores, estamos buscando mais espaço para que possamos ampliar nossos serviços”, disse.
O diretor do Hospital Escola Álvaro Alvim, Jair Araújo, falou sobre a necessidade dos hospitais em terem agências transfusionais, mas sempre atentando para suas gradações.
―A agência transfusional em seu 1º nível recebe o sangue e armazena, com pessoal tecnicamente capacitado e estrutura para conservação deste sangue por um breve espaço de tempo, mas com permanente dependência do estoque Hemocentro, o que não resolveria o problema dos pacientes internados para cirurgias eletivas, que deixariam de fazer cirurgias para que o sangue possa atender a casos mais urgentes. Por isso, nosso hospital está trabalhando com um 2º nível de agência transfusional, que possua condição de armazenar e manipular o sangue de forma adequada, com pessoal técnico habilitado e de plantão― afirmou Jair.
O vereador presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Paulo Hirano, defendeu a urgência na captação de sangue. “Não podemos esperar expansão de estrutura alguma. Precisamos captar mais sangue hoje. Sugiro resgatarmos ações, como a solicitação para que familiares e amigos de pacientes internados para cirurgias eletivas ou que precisem de transfusão possam promover doações naquele momento - pontuou.
- Poderemos propor uma lei, participando a idéia ao Ministério Público e assim, termos autoridade para implantar mecanismos internos e aumentar a demanda da doação de sangue. Faremos uma solicitação ao Estado, conforme foi citado pelo presidente da casa, para a doação de um ônibus para colher sangue em toda região. Vamos ampliar esta discussão para o Comitê de Intergestores Regional para pactuação e definição dessa política hoje aplicada à coleta regional – enfatizou Hirano.
Atendendo a uma solicitação feita pelo representante da maçonaria, o vereador José Carlos, ponderou sobre a veiculação da importância da doação de sangue, nas escolas. “Temos que inserir essa formação nas escolas, para que as crianças já cresçam sabendo”, comentou José Carlos, mas o tema também ganhou apoio do vereador Rafael Diniz e de outros membros do legislativo.
O presidente da Câmara, Edson Batista, sugeriu a formulação de um documento englobando as sugestões extraídas da audiência. “Vamos sugerir ações a curto, médio e longo prazo, para resolver o problema. Fico feliz que o Poder Executivo esteja abrindo uma agência transfusional no Hospital Geral de Guarus, que dará uma grande contribuição”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















