Notícia no detalhe
Saúde promove ação preventiva no Dia Nacional de Combate ao Fumo
No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta quinta-feira (29), dona Maria de Fátima Azeredo, fumante há 35 anos, tomou a decisão de parar de fumar. Hoje, aos 51 anos, ela foi abordada por profissionais do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, no pátio da Secretaria Municipal de Saúde, durante ação preventiva, e disse estar convencida dos males causados pelo tabaco.
- Tenho muita vontade de parar de fumar, mas não conseguia, pois sou muito ansiosa e estava sem forças para tomar esta decisão sozinha. Sinto muito falta de ar e cansaço. Sinto na pele o mal que esta droga faz. Digo sempre aos jovens: parem de fumar, enquanto há tempo – testemunhou a dona de casa, que se inscreveu no programa.
Além do trabalho educativo, com distribuição de panfletos, os profissionais do Programa realizaram blitz educativa nos semáforos próximos à sede da Secretaria de Saúde, teste de dependência à nicotina, aferição da pressão arterial e teste de glicemia, para celebrar a data.
O autônomo Salvador dos Santos, 67 anos, não é fumante, mas disse que vai repassar as informações recebidas aos colegas tabaco-dependentes. Durante a ação, ele descobriu que a pressão estava alta. “Estava há muito tempo sem tomar meu remédio de pressão. Vou procurar o médico de novo e voltar a tomar o remédio, pois a pressão está 16/8”, afirmou.
Regina Célia Pinto, 52 anos, levou os netos ao alergista e aproveitou para aferir a glicose. “A enfermeira me encaminhou para o endocrinologista, pois minha glicose está alta”, disse.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), o município apresenta o segundo melhor índice de aproveitamento do estado do Rio de Janeiro, no que diz respeito ao sucesso no abandono do tabagismo. Campos tem índice de 65%, perdendo apenas para a capital.
Aproximadamente 1.400 pessoas estão cadastradas no Programa Municipal de Controle do Tabagismo e 350 delas estão em tratamento atualmente. Os grupos terapêuticos acontecem de segunda a quinta-feira, em três horários, para facilitar a vida da população: às 9h, às 14h e às 18h.
Segundo o coordenador do Programa, William Thomi, o tratamento dura cinco meses. “Após este período, a coordenação oferece apoio aos pacientes para incentivar a perseverança. O tratamento conta com auxílio de medicamento à base de adesivo e goma de nicotina, além do acompanhamento de equipe multidisciplinar”, informou Thomi.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















