Notícia no detalhe
Profissionais da saúde debatem a Oncologia municipal na Câmara
O mastologista e coordenador da Oncologia do município, Israel Alecrim, representou a Secretaria Municipal de Saúde em sessão especial sobre Oncologia, realizada na tarde desta quinta-feira (29), na Câmara de Vereadores. A sessão traçou o perfil do atual atendimento oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo setor vem recebendo significativos avanços desde 2009.
Segundo o coordenador, a estimativa para este ano de 2013, é que surjam 518 mil novos casos de câncer no Brasil, com o mesmo número para internação. Ele afirma que, no primeiro semestre deste ano, foram registrados 8.409 atendimentos em pacientes oncológicos no próprio município, incluindo modalidades de tratamento, como quimioterapia, cobaltoterapia, cirurgias, hormonioterapias e radioterapias com acelerador linear.
- Os pacientes que vão para o Rio estão relacionados a serviços não ofertados ainda em Campos, mas já avançamos bastante. Apenas cerca de 80 pacientes fazem tratamento fora domicílio, com transporte oferecido pela Prefeitura. É um número considerado baixo em comparação ao total de atendimentos. Temos três Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons), em Campos. Atendemos ainda, aos municípios de Macaé, Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra – destacou Alecrim.
O líder do Governo na Câmara, vereador Doutor Paulo Hirano, acrescentou que, por meio de esforços da prefeita Rosinha Garotinho, junto ao deputado federal Anthony Garotinho, o Ministério da Saúde enviou para Campos, um novo acelerador linear, equipamento que possibilitará a realização de 100 radioterapias e braquiterapias por dia, atendendo pacientes de toda a região. A vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para meninas de 11 a 15 anos é outra medida neste setor, e será ampliada para meninos a partir de 2014.
- Campos foi o primeiro município brasileiro a implantar uma Vigilância do Câncer, que prevê um prontuário eletrônico para recebimento de dados em tempo real, com sistema de georeferenciamento, que permitirá identificar os tipos mais incidentes da doença, além da população mais suscetível. Agora, a Secretaria de Saúde está intensificando as ações, com foco na Atenção Básica, a fim de implementar nas UBS, programas do câncer do colo do útero, de próstata e de mama, principalmente, visando garantir o diagnóstico precoce e o tratamento mais adequado – disse o líder.
O presidente da Câmara, Edson Batista, lembrou que o objetivo da sessão foi explanar o caminho já trilhado pelo município e apresentar as dificuldades e perspectivas do setor. “O que pretendemos é dotar a cidade de um grande centro de tratamento, que possa beneficiar as gerações futuras”, explicou. O vereador Miguel Ribeiro (Miguelito), autor do requerimento, apresentou seu depoimento. “Temos que olhar para trás e analisar de onde viemos e o quanto já caminhamos”, opinou.
O vereador Kellenson Ayres (Kellinho) destacou outras ações importantes e disse que a prefeita Rosinha Garotinho procurou identificar os problemas do setor, elaborou ações estratégicas para viabilizar a assistência adequada, criou uma Câmara Técnica, estreitou o diálogo com os responsáveis pelas Unacons, deu mais agilidade nos processos, ampliou o acesso aos exames e recredenciou o Oncobeda, entre outras. “Trata-se de ações com base na vontade política da prefeita, com a nomeação de gestores altamente capacitados”, explicou.
Representantes dos hospitais filantrópicos conveniados à Prefeitura também apresentaram suas contribuições: Frederico Barbosa, pelo Hospital Escola Álvaro Alvim; Ionilda Veloso, pelo Hospital Beneficência Portuguesa; e Diogo Neves, do Oncobeda; além do diretor hospitalar da Fundação Cristiano Varela do Hospital do Câncer de Muriaé, Sérgio Dias, que relatou as experiências da unidade. “O financiamento do SUS é insuficiente para manter as Unacons. Os recursos do governo federal não sustentam. Temos o apoio da Prefeitura, que completa alguns procedimentos, difíceis de fazer apenas com a tabela SUS.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/01/2025 16:56:35 FMS discute reparos emergenciais no Hospital Ferreira Machado após fortes chuvas
- 06/01/2025 16:34:31 Prazo para diretores preencherem Diagnóstico das Escolas ampliado até 12 de janeiro
- 06/01/2025 16:08:38 Defesa Civil monitora Rio Paraíba, que mantém queda do nível nesta segunda-feira
- 06/01/2025 15:08:09 Obras mantém equipes realizando reparos no calçadão e na Avenida Atlântica de Farol
- 06/01/2025 14:19:48 Prestadores de serviços da Educação iniciaram atualização cadastral
FMS discute reparos emergenciais no Hospital Ferreira Machado após fortes chuvas
0601 16h34Prazo para diretores preencherem Diagnóstico das Escolas ampliado até 12 de janeiro
0601 16h08Defesa Civil monitora Rio Paraíba, que mantém queda do nível nesta segunda-feira
0601 15h08Obras mantém equipes realizando reparos no calçadão e na Avenida Atlântica de Farol
0601 14h19Prestadores de serviços da Educação iniciaram atualização cadastral
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador