Notícia no detalhe
Realizada consulta pública da APA da Serra de Itaóca
A Secretaria de Meio Ambiente realizou neste sábado (31), na Escola Municipal Antônia Lopes, em Pernambuca, a consulta pública, que teve como finalidade apresentar a proposta de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Itaóca. Moradores e representantes do governo municipal, da sociedade civil organizada e das instituições públicas municipais, estadual e federal discutiram os benefícios com a implantação da unidade de conservação. O secretário, Zacarias Albuquerque, avaliou a consulta pública como positiva. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, também participou.
- A comunidade local participou, bem como outras instituições representativas no universo acadêmico, técnico e esportivo. Conseguimos atingir o objetivo, que era levar as informações e debater a nossa proposta de criação da APA. Vamos continuar avançando para que todas as etapas sejam implementadas, como a obra da estrutura física e administrativa da APA, criação do conselho consultivo, com representação da comunidade ao entorno, de proprietários rurais, do setor minerário, governo e de esportes, onde vão debater questões importantes na consolidação da APA do Itaóca - disse.
Segundo o instrutor de Parapente, Augusto Machado Macedo, a APA da Serra do Itaóca será bastante importante para ordenar as atividades esportivas. “Sendo assim, o público vai chegando mais para perto e dando respaldo para que possamos desenvolver atividades com segurança e viabilizando o acesso das pessoas, sem falar no turismo que será fomentado e na conservação do meio ambiente”, revelou.
O presidente da Associação de Moradores de Pernambuca, Pedro Custódio da Conceição, classificou a consulta como ótima. “Acredito que com a APA, as comunidades vizinhas serão mais valorizadas e vistas com bons olhos, principalmente pelos turistas”, comentou.
O engenheiro ambiental, Roger Rangel Continental, informou que a Serra do Itaóca é um dos últimos remanescentes bioma de Mata Atlântica no município. Ele falou sobre os atributos turísticos com a criação da Serra do Itaóca, que proporciona uma bela vista da planície goitacá, Lagoa de Cima, parte da Lagoa Feia e da cidade de Campos, como também a prática rapel, escalada, vôo livre, entre outras modalidades esportivas.
De acordo com o engenheiro, um dos princípios norteados com a criação da APA é o desenvolvimento sustentável social, ambiental e de viabilidade econômica, que promovam crescimento econômico com impactos positivos em termos sociais e ambientais.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















