Notícia no detalhe
Curso livre de teatro incentiva a produção artística
Cerca de 350 alunos já participaram do curso livre de teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Este ano, a magia da literatura infantil de “A Menina e o Vento”, da autora Maria Clara Machado, vai encerrar as atividades, assim como o espetáculo “Geração Trianon”, de Anna Maria Nunes. Os alunos já passaram pela teoria e, agora, estão tendo a oportunidade de estar encena sob monitoria das professoras Nelzimar da Hora, Fernanda Campos e Maria Helena Gomes. Através da leitura dramatizada dos textos, eles estão mostrando e descobrindo os talentos que outrora estavam escondidos. O curso faz parte da política cultural implementada pela Prefeitura de Campos.
- Comecei a fazer o curso em 2011 e, aqui, nós aprendemos sobre as técnicas teatrais. Também aprimoramos nossa linguagem e forma de expressão. Espero me tornar uma atriz, a partir do que estou aprendendo no curso – relata a jovem Michelli Pereira da Silva, 17 anos.
Para o corretor de imóveis, Arnaldo Neto, o curso é importante para os jovens e a sociedade em geral. “É a chance de começar a conhecer o teatro, a partir da teoria, até chegar a prática. Só quem participa sabe a sensação de estar no palco. Hoje, estou mais disciplinado e visualizando novos horizontes”.
- Participar do curso me aproximou do teatro e da arte. Hoje, me sinto preparado para estar no palco e mais seguro durante entrevistas de emprego. As aulas me ajudaram no comportamento e me deram mais humanidade – disse Rossini Reis, veterano do curso desde a primeira turma
Já foram apresentadas as peças Tribobó City, de Maria Clara Machado; Histórias, Panos e Lendas, de Wladimir Capela; Ser ou não ser Shakespeare; Fragmentos; Uma história de Natal, de Charles Dickens; Bailei na Curva; Os sete gatinhos; Jogos de Massagre; Nem Patinho, Nem feio; Os saltimbancos; O boi e o burro no caminho de Belém; A Cloaca; O Auto do Boi Pintadinho e outros. Desde 2009, já foram encenados cerca de 16 espetáculos teatrais, o que fez os alunos participarem de Festivais Nacionais, como de Congonhas/MG e de Esquetes na Escola de Teatro Martins Pena na cidade do Rio de Janeiro, onde os jovens atores foram premiados em várias categorias.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 14:55:17 Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
Resultado preliminar do Exame de Seleção para Estágio Profissionalizante é divulgado
1009 11h17Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira