A Secretaria da Família e Assistência Social (SMFAS) vai divulgar seus programas e ações na 2ª Feira AgroFamiliar. O evento começa nesta quinta-feira (12) e prossegue até domingo (15), no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
No estande da SMFAS, o público poderá conhecer os serviços disponibilizados pelos programas Bolsa Família, Igualdade Racial, Identificação Civil, Inclusão Produtiva e o de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
O secretário Geraldo Venâncio ressalta que será uma oportunidade de direcionar os participantes, conforme o perfil socioeconômico, para programas sociais voltados para a população de áreas em que são desenvolvidas atividades tipicamente rurais. Entre essas atividades, através do Inclusão Produtiva, o público poderá conhecer o artesanato de comunidades quilombolas, como os produtos feitos com a folha da bananeira, e outros peças produzidas a partir do reaproveitamento e da reciclagem de materiais.
- O programa Inclusão Produtiva é desenvolvido em conjunto com a Economia Solidária. O objetivo é fomentar tanto as atividades tradicionais, a exemplo do artesanato, como as inovadoras, como cursos da área tecnológica, a fim de se criar, para os usuários da Assistência Social, alternativas de trabalho, geração ou complementação da renda familiar - destaca Venâncio.
Equipes do Programa de Igualdade Racial vão apresentar as políticas do município para a identificação e o atendimento das demandas sociais dos grupos étnicos, para promover a emancipação desses grupos e erradicar a discriminação. Outro serviço da SFMAS é o de Identificação Civil, uma parceria da Prefeitura com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ), que funciona através do sistema de agendamento, para a retirada da carteira de identidade.
SAN – A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), da Família e Assistência Social, teve projeto contemplado pelo governo federal, para desenvolver a primeira Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAAF) do Rio de Janeiro, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Também através do PAA, o SAN é responsável pela implantação da primeira Cozinha Comunitária do Estado.
- Entre os serviços disponibilizados pelo SAN, projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Somos o único município do Rio a contar com uma Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar – disse o secretário Geraldo Venâncio.
Segundo Venâncio, a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura é fundamental para fortalecer a economia local, priorizando a compra direta da produção, evitando atravessadores e beneficiando os agricultores da nossa região.