A Secretaria de Saúde realizou a 3ª Capacitação Técnico-Pedagógica em Educação em Saúde para 130 agentes de Saúde do Centro de Controle de Zoonoses. A capacitação aconteceu nesta quarta-feira (11) e na quinta-feira (12), das 8h às 19h, e abordou o tema “Saúde e Qualidade de Vida”, em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos, Fundação Benedito Pereira Nunes e Hospital Escola Álvaro Alvim.
O evento ocorreu no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, na Faculdade de Medicina de Campos. “O objetivo é promover a reflexão sobre a importância da qualidade de vida, entender os fatores determinantes e intervenientes do processo saúde-doença e repensar a importância da educação no contexto da saúde”, disse o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde (IEC) do CCZ, Luzinete Ferreira, esta foi a terceira capacitação do ano e os profissionais receberão certificado de 20 horas. Os próximos eventos estão agendados para os dias 9 e 10 de outubro.
Os temas abordados visam aprimorar o cidadão para enfrentamento no mercado de trabalho e desenvolver habilidades e competências que possam facilitar a aprendizagem nas áreas psicológica, intelectual e psicomotora. Assuntos, como vida afetiva, liderança, relações humanas, saúde financeira, Sistema Único de Saúde (SUS), Educação em Saúde, entre outros, foram trabalhados.
- Nossa intenção é falar sobre a importância do conhecimento e da comunicação na era da informação, além de refletir sobre a importância das relações humanas na sociedade atual e saber transformar informações em conhecimento – explicou Luzinete.
O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, falou sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A coordenadora do Setor de Informação, Educação e Comunicação da Vigilância Sanitária de Campos, Vivian Lanunce, abordou o tema “Implicações das Drogas no Ambiente de Trabalho”. A mestra em Ciência da Motricidade Humana, Patrícia Terra, ministrou palestra sobre “Cérebro, aprendizagem e exercício”.
A coordenadora Luzinete, que também é pedagoga, discutiu a temática Educação para o Século XXI; enquanto a professora Cleide Albuquerque trabalhou o tema “Convivendo com o Inimigo Invisível”. À assistente social Denize Cardoso coube traçar uma abordagem sobre “Preconceito, Discriminação e Inclusão”.
O assunto alimentação saudável não ficou de fora e foi ministrado pela professora e bióloga, Fabiana Pereira Ferreira. O curso contou, ainda, com palestras do advogado Christiano Abelardo, da professora Heloisa Barroso de Sousa, do padre Nelson, da assistente social Iara Rocha, da historiadora Sylvia Paes e da pedagoga Karla Bichara.