Notícia no detalhe
7ª Primavera dos Museus começa nesta terça-feira em Campos
O Museu Histórico de Campos participa da 7ª Primavera dos Museus, projeto desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Por isso, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação especial dentro da temática proposta "Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”. Exposições, palestras e apresentações culturais vão marcar o evento, que começa nesta terça-feira (23) e prossegue até quinta-feira (26) no Museu de Campos, localizado na Praça São Salvador.
Nesta terça-feira (24) a partir das 10h, acontece a abertura da exposição temporária que retrata o cotidiano das comunidades quilombolas de Campos, do fotógrafo Antônio Cruz. No mesmo dia, às 18h, no auditório do Museu, Antônio Cruz e o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, curador da exposição, participam de um bate-papo sobre as histórias das comunidades da região serrana do município.
Na quarta-feira (25), às 18h, a historiadora Lana Lage vai falar sobre as pesquisas desenvolvidas com a população negra e quilombola, como a questão da formação dos quilombos na região. Já na quinta-feira (28), a partir das 17h, os alunos do grupo de teatro “Ori”, ligado à Superintendência de Igualdade Racial, vão apresentar um espetáculo em homenagem ao campista, Wilson Batista, que foi considerado por Paulinho da Viola como o maior sambista de todos os tempos.
De acordo a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, o projeto acontece sempre no início da primavera e, nos mesmos moldes da Semana Nacional de Museus, cujo propósito é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço em torno de um mesmo tema. “É a oportunidade para os campistas conhecerem um pouco mais sobre a população negra e quilombola da região, tendo em vista que temos comunidades remanescentes como Aleluia, Cambucá, Batatal e Conceição do Imbé”, explica.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/06/2026 18:37:27 Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
- 09/06/2026 17:58:09 Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
- 09/06/2026 17:23:39 Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
- 09/06/2026 17:00:30 Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
- 09/06/2026 16:45:45 Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
0906 17h58Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
0906 17h23Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
0906 17h00Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
0906 16h45Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















