Notícia no detalhe
Terminal Pesqueiro: prefeitura recebe Estado e União por projeto
“O Terminal Pesqueiro que será construído no Farol de São Tomé e que contemplará cerca de mil pescadores de Farol de São Tomé (Campos) e do município de Quissamã, será modelo para o Brasil e vai impactar positivamente a economia da região da Baixada Campista”. A afirmativa é do diretor de Infraestrutura e Logística do MPA Ministério da Pesca e Aquicultura, Jorge da Silva Junior, feita nesta quinta-feira (26) em Campos, ao lado do secretário de Pesca e Aquicultura de Campos, Jaildo Vieira Reis. Eles participaram de reuniões com membros do Comitê Gestor do Projeto do Terminal Pesqueiro; com o secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, com o presidente da Colônia de Pesca Z-19 Farol de São Tomé, Rodolfo Ribeiro, e técnicos da UFRRJ.
- Campos tem tudo para dar um passo gigantesco na economia através de um moderno e funcional Terminal Pesqueiro, como aconteceu nos estados de Maine e Setle, nos Estados Unidos, que fortaleceram sua economia com a atividade pesqueira, a partir do momento que tiraram o pescador de trás da cortina e deram a ele visibilidade, capacitação, dignidade e apoio, como ocorre agora. Graças à parceria entre a Prefeitura de Campos e o Ministério, estamos desenvolvendo aqui um projeto que será modelo para o Brasil -, prevê Silva Junior.
O diretor do MPA acrescentou que o projeto Orla, do governo federal, que exige alterações das ocupações da orla do Brasil, e implica em melhorias nos locais onde é comercializado o pescado, somado ao Projeto de um Sistema Municipal da Pesca de Campos, são políticas públicas adotas em parceria pelas três instâncias de governo, que vão tirar pescadores da invisibilidade do mercado e inseri-los no contexto da economia regional.
Após reunião pela manhã na sede da prefeitura entre os técnicos das secretarias de Pesca e Aquicultura; Meio Ambiente; Obras, Urbanismo e Infraestrutura, com as comitivas de técnicos da UFRRJ; o grupo se deslocou até a região em processo de desapropriação entre o Canal das Flechas e o Canal do Pacheco, para colher detalhes técnicos como as coordenadas geográficas para iniciar os procedimentos para a elaboração do projeto executivo e em relação ao Estudo de Impacto Ambiental com vistas à licença prévia, junto ao Instituto Estadual do Ambiente e à Superintendência de Patrimônio a União, tendo em vista que o Terminal terá a construção de cais e estrutura portuária em área da Marinha do Brasil. Nesta sexta-feira (27), o Comitê Gestor se reúne novamente para avançar na elaboração do calendário de trabalho e definir temas como a forma de operação, entre outras ações.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
- 29/04/2025 13:27:13 Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
2904 13h27Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta