Notícia no detalhe
Desembargador Siro Darlan fala sobre direitos dos idosos
Os direitos do idoso estiveram em pauta na noite desta quinta-feira (26) na palestra proferida pelo desembargador Siro Darlan no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos. A palestra, que atraiu um grande público de pessoas da terceira idade e lotou o auditório, foi parte da programação oficial pelo transcorrer do Mês do Idoso, elaborada pela Secretaria Municipal dos Direitos do Idoso.
O desembargador foi juiz da antiga Vara de Família de Campos e de outras cidades do Estado do Rio de Janeiro, inclusive da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital. Professor e respeitada autoridade forense, o desembargador proferiu ampla palestra sobre os direitos da população e destacou que “desde que a criança nasce, está amparada por uma gama de direitos, protegidos por leis, como o direito à família, ao lar, aos cuidados, à educação, saúde e lazer”. Ele alertou sobre procedimentos importantes na infância e juventude, como o bom funcionamento dos conselhos tutelares e de princípios como o da equiparação e não discriminação de filhos, para assegurar a formação de uma comunidade idosa mais saudável do ponto de vista social, educacional e da saúde.
O magistrado acrescentou que os direitos da pessoas seguem protegidos por leis. “No nascimento, a criança é inserida no rol dos direitos e deveres, com o registro de nascimento e, quando morre, despede-se com o registro do fim de sua vida aqui, no Cartório”, exemplificou. Ele falou sobre Atribuições e Estrutura dos Juizados da Infância, da Juventude e do Idoso. Ele defendeu que esta é uma área especial do Direito, que não pode ser comparada a nenhuma outra. O magistrado defendeu que é preciso garantir como prioridade absoluta, como diz a lei, os direitos fundamentais da criança e do adolescente, mas que é preciso também assegurar os direitos do idoso, e alertou sobre as responsabilidades dos filhos e demais familiares nos cuidados com o idoso, bem como das autoridades, no cumprimento da defesa dos direitos do idoso.
O secretário Municipal dos Direitos do Idoso, Gilson Gomes, agradeceu à presença do desembargador e falou da”sensibilidade da prefeita Rosinha Garotinho em criar uma secretaria especialmente para desenvolver políticas públicas para a população idosa de Campos, que tem conquistado melhor qualidade de vida com as ações desenvolvidas nos sete Núcleos da Secretaria de Defesa dos Direitos do Idoso, bem como a Colônia de Férias da Terceira Idade e o Centro Dia, local onde uma equipe multidisciplinar cuida durante o dia dos idosos que precisam de cuidados especiais e são apanhados em casa em veículo oficial e, ao final do dia, são levados de volta para o convívio com seus familiares”.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/01/2025 20:04:49 Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
- 05/01/2025 18:35:41 Paulynho Badaloka arrasta multidão no primeiro trio elétrico do ano, em Farol
- 05/01/2025 18:30:30 Defesa Civil divulga ações realizadas devidos as fortes chuvas no município
- 05/01/2025 14:09:11 Verão: Forte chuva provoca adiamento do show de Nágella em Lagoa de Cima
- 05/01/2025 01:55:41 Pagode do Adame sacudiu o público do Farol neste sábado na arena de shows
Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
0501 18h35Paulynho Badaloka arrasta multidão no primeiro trio elétrico do ano, em Farol
0501 18h30Defesa Civil divulga ações realizadas devidos as fortes chuvas no município
0501 14h09Verão: Forte chuva provoca adiamento do show de Nágella em Lagoa de Cima
0501 01h55Pagode do Adame sacudiu o público do Farol neste sábado na arena de shows
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
5Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador
6DER-RJ atende pedido da Prefeitura e suspende interdição da Estrada dos Ceramistas