Notícia no detalhe
Curso qualificou 40 artesãos no Sest Senat
Cerca de 40 artesãos e artistas de Campos, inseridos no Programa Mãos de Campos receberam mais conhecimento sobre gestão e produção cultural e o de técnicas da arte de desenhar, pintar, esculpir e confeccionar peças requintadas de artesanato. Os artesãos utilizaram diversos materiais, inclusive recicláveis, como papel de jornais; revistas e garrafas pet; biscui; ainda tecidos; filtros de cafeteira, usados; borras de café; e folhas e fibras de plantas, como a fibra de bananeira; palha de milho; bagaço de cana com resina; bucha vegetal; dentre outros materiais de plantas nativas da região. Os artesãos que concluíram o curso vão receber certificado.
As oficinas de treinamento do Programa ItiniArte foram realizadas no Sest/Senat, graças à parceria entre a Prefeitura de Campos, através da Codemca (Companhia de Desenvolvimento de Campos), o Ministério da Cultura, e a Ampla, empresa concessionária dos serviços de energia elétrica, que custeia o transporte das peças confeccionadas para feiras em 11 cidades da região, com benefícios da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.
Os artesãos vão expor a produção do aprendizado de novas técnicas nas oficinas numa Feira Regional. Após o Programa percorrer outros 12 municípios de diversas regiões Fluminenses e contemplar artesão das demais cidades inseridas no programa, teremos o agendamento para a realização de uma Grande Feira Regional de Artesanato, com a participação de todos os participantes com a oportunidade de uma grande confraternização, e ao mesmo tempo para comercializar suas peças”, informou o coordenador do programa no Sest/Senat em Campos, Maurício Vasconcelos.
Os participantes das oficinas demonstraram satisfação pela oportunidade de aprimoramento das técnicas, sem ter custo para o aprendizado. “Gostei muito de ter tido essa oportunidade de novos aprendizados. É muito bom a troca de experiência e estas oficinas realizadas através de parcerias firmadas pela Prefeitura, proporciona para os artesãos excelentes oportunidades. Atuo com instrutora de artesanto, mas vim ver de perto o nível do ensino e participei com muito prazer. Quem esteve aqui leva grande aprendizagem para o artesanato. Na oficina obtive várias informações que abrem um leque de criações. Para muita gente foi importante aprender por exemplo que é importante identificar as peças com etiquetas apropriadas, porque muitas vezes o artesão confecciona uma peça única, de grande valor artístico, e nem tem essa percepção. Se essa peça não tiver identificação, como alguém vai saber quem é o artesão ou artesã autora?. As dicas para comercializar as peças foram muito importantes. Foi muito importante para mim este novo curso. Vou levar também os novos conhecimentos para os alunos de artesanato, onde atuo”, declarou Rosane Galaxe, artesã.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
- 29/04/2025 13:27:13 Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
2904 13h27Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta