Notícia no detalhe
IPTU: prazo para requerer isenção termina dia 30 de outubro
Termina no dia 30 de outubro o prazo para que os contribuintes que têm direito à isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) façam o requerimento do benefício. A informação é do secretário de Fazenda, Walter Jobe.
Ele destaca que a lei mais recente sancionada pela prefeita Rosinha Garotinho, ampliou o número de contribuintes com a isenção do imposto. Atualmente são mais de 15 mil moradores isentos do pagamento do IPTU. Segundo o secretário, a isenção é concedida sobre o imóvel predial, não contemplando, portanto, os proprietários de terrenos.
Outro benefício da lei é que o contribuinte que obtiver a isenção agora ficará isento automaticamente, até o ano de 2016, quando será feito um novo levantamento para saber se houve mudança no perfil econômico e social do contribuinte ou se houve alteração no imóvel. Um dos requisitos para obter o benefício é a dimensão da área construída do imóvel contemplado com a isenção, que é de até 40 metros quadrados.
- Quando o valor venal do imóvel é de até R$ 2 mil, não é necessário que o proprietário ou morador deste imóvel faça o requerimento de isenção, porque ela é concedida automaticamente - ressalta Walter Jobe.
Na superintendência de Atendimento da Secretaria de Fazenda, o superintendente Antônio César Azevedo Gomes, acrescentou os demais requisitos previstos em lei para a obtenção da isenção do IPTU, que são os seguintes: a renda familiar do proprietário tem de ser no limite de até três salários mínimos, tem de ser dono de apenas um imóvel, a residência tem de ter a área construída de até 40 metros quadrados.
Também tem direito à isenção do IPTU, ex-combatente, portador de doenças graves, como câncer, Alzheimer e cardiopatias graves, por exemplo. “Em todos os casos, o proprietário deve ter apenas um imóvel para requerer a isenção”, informa Antônio César.
Pagamento - “Quem estiver com débito inscrito na dívida ativa, devido à greve dos bancários, deve pagar o imposto nos terminais de caixas eletrônicos do Santander, Banco do Brasil ou via bank line, pela Internet”, informa o secretário de Fazenda, Walter Jobe.
Últimas Notícias adicionadas
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















