Notícia no detalhe
Visa alerta sobre riscos da automedicação
A Vigiância Sanitária (Visa-Campos) vem conscientizando a população sobre os riscos da automedicação. Nesta segunda-feira (30), a convite da empresa Purac Sínteses, a equipe ministrou palestra com o tema: Os riscos da automedicação: tratando o problema com conhecimento. Colaboradores que participam, mensalmente, do Café com Segurança participaram do curso, ministrado pela enfermeira e coordenadora do setor de Farmácia, Samila dos Santos e a assistente social e educadora sanitária, Cláudia Paravidino. A iniciativa da empresa em convidar o órgão para ministrar palestra demonstra uma constatação da Visa de que, atualmente, as empresas estão se preocupando muito mais com a qualidade de vida de seus funcionários.
Entre as causas de intoxicação registradas em todo o Brasil, os medicamentos ocupam o primeiro lugar, à frente dos produtos de limpeza, dos agrotóxicos e dos alimentos estragados. A informação tem como base pesquisa do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), ligado à Fundação Oswaldo Cruz. O levantamento mostrou que dos quase 108 mil casos registrados de intoxicação humana, os medicamentos lideraram a lista de principais agentes tóxicos com 30,5% das ocorrências.
Em decorrência deste cenário, esta palestra teve como objetivo alertar sobre o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação, principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. O uso irracional além de gerar custos ao paciente, que pode não estar sendo tratado da maneira mais adequada e assim levará mais tempo para a cura, também onera o Sistema de Saúde.
De acordo com Samila, os exemplos de automedicação são muitos. “Conheço o caso de uma pessoa que ficou tomando chá durante um bom tempo para curar gripe. Além de não curar, ela acabou tendo um quadro de pneumonia severa e ficou internada durante um mês. Um prejuízo para o organismo dela e um gasto para a saúde. Às vezes, ao invés de se ajudar, a pessoa está se prejudicando por querer se curar sem saber exatamente o que tem. Ela poderia ter evitado isso indo ao médico e tomando os remédios certos”, afirma Samila.
- Têm pessoas que tomam dois comprimidos de remédio para dor de cabeça porque acham que um só não vai fazer efeito. As pessoas têm que entender que o medicamento também é uma droga. É um princípio ativo de uma droga. Em excesso ou com mau uso, pode trazer malefícios. O médico que prescreve também precisa estar atualizado com informações isentas de interesses da indústria farmacêutica. A prescrição deve sempre vir acompanhada de uma orientação adequada, pois de nada adianta um paciente tomar determinado medicamento para pressão alta ou diabetes, por exemplo, e não seguir outras orientações de cuidados com a saúde - completa Cláudia Paravidino.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/01/2025 20:04:49 Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
- 05/01/2025 18:35:41 Paulynho Badaloka arrasta multidão no primeiro trio elétrico do ano, em Farol
- 05/01/2025 18:30:30 Defesa Civil divulga ações realizadas devidos as fortes chuvas no município
- 05/01/2025 14:09:11 Verão: Forte chuva provoca adiamento do show de Nágella em Lagoa de Cima
- 05/01/2025 01:55:41 Pagode do Adame sacudiu o público do Farol neste sábado na arena de shows
Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
0501 18h35Paulynho Badaloka arrasta multidão no primeiro trio elétrico do ano, em Farol
0501 18h30Defesa Civil divulga ações realizadas devidos as fortes chuvas no município
0501 14h09Verão: Forte chuva provoca adiamento do show de Nágella em Lagoa de Cima
0501 01h55Pagode do Adame sacudiu o público do Farol neste sábado na arena de shows
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
5Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador
6DER-RJ atende pedido da Prefeitura e suspende interdição da Estrada dos Ceramistas