Notícia no detalhe
Mamografia de graça sábado e domingo na Santa Casa
Por: Kamilla Uhl -
Foto: Antonênio Leudo - 05/10/2013 - 14:28:00
Aos 58 anos de idade, dona Cerli Pereira fez seu primeiro exame de mamografia neste sábado (5), no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em parceria com a Prefeitura de Campos. “Como eu nunca senti nada diferente, nunca tive curiosidade de fazer o exame, mas sei que eu estava errada. Resolvi hoje procurar o hospital, após o incentivo da Prefeitura”, afirmou a paciente.
A unidade vai garantir o exame, gratuitamente, durante todos os finais de semana deste mês, das 8h às 17h, em adesão à campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é promover prevenção ao câncer de mama. Para ser beneficiado com o serviço, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para obter o encaminhamento.
Durante a ação deste sábado, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, e o provedor da Santa Casa, Benedito Marques, distribuíram rosas às pacientes. O Hospital também ofereceu um café da manhã para acolher as mulheres que buscaram o serviço. Duas faixas com frases sobre prevenção alertaram a população.
- Queremos facilitar a vida das mulheres que trabalham durante a semana e não têm tempo para se cuidar, pois são funcionárias, mães, donas de casa, entre outras várias funções que executam. Queremos que elas priorizem a saúde delas – destacou Doutor Chicão.
O provedor informou que a disponibilização dos exames nos finais de semana vai facilitar o acesso das mulheres e colaborar com a campanha desenvolvia pelo governo municipal. “É uma oportunidade a mais de prevenção e atenção à saúde da mulher. A parceria com a Prefeitura ocorre em todos os momentos, principalmente num momento como este, pois a incidência de câncer de mama é muito alta”, disse Benedito Marques.
O serviço também está disponível, durante a semana, no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), na Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos e no Hospital Geral de Guarus (HGG). Cada unidade possui sua estratégia de agendamento e atendimento. Por mês, são garantidos cerca de 2.800 exames de mamografia nos quatro hospitais. O HGG também está oferecendo os exames aos sábados e domingos do mês de outubro.
Dona Toiana Rios, 78 anos, convocou as amigas e levou uma caravana para a Santa Casa. “Resolvi chamar todo mundo, pois é muito importante a gente se cuidar e o exame é muito simples”, disse. A dona de casa Helena Souza, do Parque São Caetano, 59 anos, alertou: “Se a gente não se amar e não se cuidar, quem vai fazer isso por nós?”, pontuou.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
- 23/03/2026 16:05:45 Exposição no Palácio da Cultura nesta quinta-feira celebra os 191 anos de Campos
1
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















