Notícia no detalhe
Visa capacita estabelecimentos do ramo alimentício
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC-VISA) realizou, nesta quinta-feira (17), no auditório da Faculdade de Medicina de Campos, mais um curso de Boas Práticas de Alimentos: Gestão de Qualidade e Segurança Sanitária. Desta vez, o curso foi direcionado aos proprietários e colaboradores de estabelecimentos do ramo alimentício.
Os fiscais de Saúde Pública, Vinícius de Oliveira e Beatriz Boonen, além da assistente social e educadora sanitária, Cláudia Helena Paravidino, ministraram a capacitação. O certificado oferecido é um dos documentos exigidos pela VISA para abertura de um estabelecimento comercial no ramo.
Os encontros com os funcionários e proprietários de estabelecimentos do gênero alimentício são realizados semanalmente na Vigilância e integram projetos do órgão, que visam o bem estar e a saúde da população local , além de auxiliar tecnicamente os manipuladores de alimentos de segmentos diversos do comércio de Campos.
- Este treinamento garante aos profissionais a possibilidade de esclarecem suas dúvidas em relação ao seu ramo de atuação, no que envolve a questão sanitária. Os profissionais que iniciam suas atividades após a palestra têm uma visão diferenciada da sua responsabilidade na saúde da população - afirma o gerente da VISA, Elden Pereira.
A coordenadora do IEC-VISA, Vívian Lanunce, ressalta que a falta de treinamento e conhecimento das exigências da legislação vigente acarreta vários erros durante toda distribuição dos alimentos. “Por isso, a capacitação oferecida pela VISA tem como finalidade assegurar a sanidade dos alimentos produzidos e distribuídos. Assim, técnicas adequadas de preparo de alimentos são fatores fundamentais para obtenção de controle e diminuição de riscos por intoxicação alimentar”, explicou.
Com a incidência das Doenças Transmitidas por alimentos (DTAs) e a gravidade de seus sintomas, em adultos e principalmente crianças e idosos acometidos por infecções alimentares em nosso meio, é imprescindível o conhecimento, controle e fiscalização da qualidade higiênico sanitária dos alimentos comercializados nos estabelecimentos.
- Ressaltamos para os representantes comerciais do gênero alimentício que manter bons hábitos de higiene deve ser rotineiro e não apenas por receber o órgão fiscalizador, e que assim, o comércio só tende a obter bons lucros - concluiu Cláudia Paravidino.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/01/2025 20:04:49 Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
- 05/01/2025 18:35:41 Paulynho Badaloka arrasta multidão no primeiro trio elétrico do ano, em Farol
- 05/01/2025 18:30:30 Defesa Civil divulga ações realizadas devidos as fortes chuvas no município
- 05/01/2025 14:09:11 Verão: Forte chuva provoca adiamento do show de Nágella em Lagoa de Cima
- 05/01/2025 01:55:41 Pagode do Adame sacudiu o público do Farol neste sábado na arena de shows
Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
0501 18h35Paulynho Badaloka arrasta multidão no primeiro trio elétrico do ano, em Farol
0501 18h30Defesa Civil divulga ações realizadas devidos as fortes chuvas no município
0501 14h09Verão: Forte chuva provoca adiamento do show de Nágella em Lagoa de Cima
0501 01h55Pagode do Adame sacudiu o público do Farol neste sábado na arena de shows
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
5Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador
6DER-RJ atende pedido da Prefeitura e suspende interdição da Estrada dos Ceramistas