Notícia no detalhe
Visa capacita estabelecimentos do ramo alimentício
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC-VISA) realizou, nesta quinta-feira (17), no auditório da Faculdade de Medicina de Campos, mais um curso de Boas Práticas de Alimentos: Gestão de Qualidade e Segurança Sanitária. Desta vez, o curso foi direcionado aos proprietários e colaboradores de estabelecimentos do ramo alimentício.
Os fiscais de Saúde Pública, Vinícius de Oliveira e Beatriz Boonen, além da assistente social e educadora sanitária, Cláudia Helena Paravidino, ministraram a capacitação. O certificado oferecido é um dos documentos exigidos pela VISA para abertura de um estabelecimento comercial no ramo.
Os encontros com os funcionários e proprietários de estabelecimentos do gênero alimentício são realizados semanalmente na Vigilância e integram projetos do órgão, que visam o bem estar e a saúde da população local , além de auxiliar tecnicamente os manipuladores de alimentos de segmentos diversos do comércio de Campos.
- Este treinamento garante aos profissionais a possibilidade de esclarecem suas dúvidas em relação ao seu ramo de atuação, no que envolve a questão sanitária. Os profissionais que iniciam suas atividades após a palestra têm uma visão diferenciada da sua responsabilidade na saúde da população - afirma o gerente da VISA, Elden Pereira.
A coordenadora do IEC-VISA, Vívian Lanunce, ressalta que a falta de treinamento e conhecimento das exigências da legislação vigente acarreta vários erros durante toda distribuição dos alimentos. “Por isso, a capacitação oferecida pela VISA tem como finalidade assegurar a sanidade dos alimentos produzidos e distribuídos. Assim, técnicas adequadas de preparo de alimentos são fatores fundamentais para obtenção de controle e diminuição de riscos por intoxicação alimentar”, explicou.
Com a incidência das Doenças Transmitidas por alimentos (DTAs) e a gravidade de seus sintomas, em adultos e principalmente crianças e idosos acometidos por infecções alimentares em nosso meio, é imprescindível o conhecimento, controle e fiscalização da qualidade higiênico sanitária dos alimentos comercializados nos estabelecimentos.
- Ressaltamos para os representantes comerciais do gênero alimentício que manter bons hábitos de higiene deve ser rotineiro e não apenas por receber o órgão fiscalizador, e que assim, o comércio só tende a obter bons lucros - concluiu Cláudia Paravidino.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
- 27/10/2025 09:48:29 Secretaria de Agricultura participa do VIII Seminário da Cana-de-Açúcar
- 27/10/2025 09:28:23 Obra do novo Hemocentro de Campos segue avançando
- 27/10/2025 08:56:56 Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
2710 09h48Secretaria de Agricultura participa do VIII Seminário da Cana-de-Açúcar
2710 09h28Obra do novo Hemocentro de Campos segue avançando
2710 08h56Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















