Notícia no detalhe
Campos: melhor experiência em vigilância da violência do Brasil
O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que Campos tem a melhor experiência em vigilância da violência do Brasil. A afirmação se deu durante o encerramento da 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), nesta sexta-feira (18), em Brasília.
Ao todo, 18 Mostras foram premiadas, cada uma abordando uma área da saúde. A Expoepi recebeu cerca de 800 trabalhos de todos os estados do país. Como exemplo, o secretário citou os trabalhos desenvolvidos em Aparecida de Goiânia (GO), Campos dos Goytacazes (RJ) e Jaboatão dos Guararapés (PE).
Campos falou sobre promoção da saúde e os agravos de interesse de Saúde Pública, abordando o tema: “Projeto CAPEVI - integração intersetorial para o acolhimento, notificação e atendimento dos casos de violência doméstica e sexual em Campos dos Goytacazes/RJ”. O trabalho foi apresentado pelo diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.
- Não sei descrever a emoção de ver nossa cidade vitoriosa como a melhor experiência em vigilância da violência do Brasil. Como parte da vitória, recebemos convites para publicações da experiência em revista do Ministério da Saúde, bem como convite para passar nossa experiência aos demais estados brasileiros. Temos o melhor protocolo de atendimento à violência do Brasil – garantiu Charbell.
O segundo trabalho apresentado por Charbell falou sobre a "Avaliação da soroprevalência da infecção pelo vírus da hepatite A em crianças e adolescentes de Campos dos Goytacazes-RJ e o impacto da implantação da vacina para os munícipes”. Cerca de três mil trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo de uma semana, debateram e trocaram experiências sobre assuntos relevantes para o aprimoramento do setor.
Jarbas Barbosa destacou o desafio da Mostra em reunir profissionais de todo país e incentivar a troca de conhecimento entre as equipes multidisciplinares. “O evento foi um sucesso sob todos os pontos de vista. A mostra competitiva é um grande aprendizado e permite que boas iniciativas se disseminem rapidamente”, afirmou.
Campos, pela primeira vez na história, foi selecionada para participar da Mostra, que estimula o intercâmbio de informações e experiências entre representantes das três esferas do SUS: governo federal, estados e municípios. A participação ativa de gestores e trabalhadores reflete a incorporação crescente da epidemiologia no planejamento, na análise e na reorientação das ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos em saúde pública.
Confira as mostras premiadas:
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2013/Out/18/mostras_premiadas.pdf
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
- 27/10/2025 09:48:29 Secretaria de Agricultura participa do VIII Seminário da Cana-de-Açúcar
- 27/10/2025 09:28:23 Obra do novo Hemocentro de Campos segue avançando
- 27/10/2025 08:56:56 Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
2710 09h48Secretaria de Agricultura participa do VIII Seminário da Cana-de-Açúcar
2710 09h28Obra do novo Hemocentro de Campos segue avançando
2710 08h56Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















