Notícia no detalhe
Campos: melhor experiência em vigilância da violência do Brasil
O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que Campos tem a melhor experiência em vigilância da violência do Brasil. A afirmação se deu durante o encerramento da 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), nesta sexta-feira (18), em Brasília.
Ao todo, 18 Mostras foram premiadas, cada uma abordando uma área da saúde. A Expoepi recebeu cerca de 800 trabalhos de todos os estados do país. Como exemplo, o secretário citou os trabalhos desenvolvidos em Aparecida de Goiânia (GO), Campos dos Goytacazes (RJ) e Jaboatão dos Guararapés (PE).
Campos falou sobre promoção da saúde e os agravos de interesse de Saúde Pública, abordando o tema: “Projeto CAPEVI - integração intersetorial para o acolhimento, notificação e atendimento dos casos de violência doméstica e sexual em Campos dos Goytacazes/RJ”. O trabalho foi apresentado pelo diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.
- Não sei descrever a emoção de ver nossa cidade vitoriosa como a melhor experiência em vigilância da violência do Brasil. Como parte da vitória, recebemos convites para publicações da experiência em revista do Ministério da Saúde, bem como convite para passar nossa experiência aos demais estados brasileiros. Temos o melhor protocolo de atendimento à violência do Brasil – garantiu Charbell.
O segundo trabalho apresentado por Charbell falou sobre a "Avaliação da soroprevalência da infecção pelo vírus da hepatite A em crianças e adolescentes de Campos dos Goytacazes-RJ e o impacto da implantação da vacina para os munícipes”. Cerca de três mil trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo de uma semana, debateram e trocaram experiências sobre assuntos relevantes para o aprimoramento do setor.
Jarbas Barbosa destacou o desafio da Mostra em reunir profissionais de todo país e incentivar a troca de conhecimento entre as equipes multidisciplinares. “O evento foi um sucesso sob todos os pontos de vista. A mostra competitiva é um grande aprendizado e permite que boas iniciativas se disseminem rapidamente”, afirmou.
Campos, pela primeira vez na história, foi selecionada para participar da Mostra, que estimula o intercâmbio de informações e experiências entre representantes das três esferas do SUS: governo federal, estados e municípios. A participação ativa de gestores e trabalhadores reflete a incorporação crescente da epidemiologia no planejamento, na análise e na reorientação das ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos em saúde pública.
Confira as mostras premiadas:
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2013/Out/18/mostras_premiadas.pdf
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta