Notícia no detalhe
Crianças da localidade do Imbé com um dia dedicado a elas
Alegria e diversão não faltaram na festa em comemoração pelo Dia das Crianças nas comunidades quilombolas de Campos. Neste sábado (19), a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima levou o palhaço Liliu, além de brincadeiras, distribuição de pipoca, brinquedos e cachorro quente para garotada que reside na localidade de Aleluia. O evento aconteceu no pólo de desenvolvimento cultural e social da Superintendência de Igualdade Racial.
A mãe de Milena, de 7 anos, acompanhou a filha na festa e disse que as atividades desenvolvidas são fundamentais para a comunidade. “Fico feliz em ver minha filha brincando e ganhando presentes, o que é difícil eu conseguir dar. Ela faz aula de ballet durante a semana e tem sido muito importante, pois ao sair da escola, vem para o pólo e posso trabalhar tranquila”, disse a empregada doméstica, Marlete Júlio, de 42 anos.
Quem se divertiu bastante foi Douglas França de Oliveira, de 10 anos. “Ganhei um carrinho e brinquei muito com os meus amigos. Aqui é muito maneiro, faço aula de capoeira e judô, agora sei artes marciais”, relatou. O superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, prestigiou o evento e disse que na quinta (17), os instrutores da SIR animaram a Escola Municipal Antônio Francisco Sales, em Babilônia, e na sexta-feira (18), foi a vez dos alunos da Escola Santa Rita, na localidade de Mocotó.
Segundo Jorge Luiz, cerca de 200 crianças foram contempladas pelas atividades em comemoração ao Dia da Criança. E acrescenta que a Superintendência realiza diversas atividades que promovem a inclusão social, por meio de cursos de informática, artesanato, aulas de ballet, capoeira e lambaeróbica.
Para o presidente da Associação das Comunidades Quilombolas e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos, Paulo Honorato, o principal avanço na região foi o reconhecimento por parte da Fundação Palmares e a criação do pólo de desenvolvimento. O pólo tem auxiliado no desenvolvimento das crianças. Hoje elas têm oportunidade de aprender atividades extracurriculares. E as ações executadas pela prefeitura mudaram a vida dos remanescentes. A passagem a R$ 1 aumentou a renda das pessoas, pois eles podem trabalhar na cidade e cuidar da terra. “Cerca de 30 mulheres quilombolas participam do curso de artesanato, com matéria-prima da região com a fibra de bananeira e a tabua”, finalizou.
A região do Imbé, localizada no Parque do Desengano, abriga o maior número de comunidades quilombolas do Brasil. Mais de 4 mil pessoas vivem na região. Conceição do Imbé, Aleluia, Cambucá e Batatal são reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares. A comunidade do Carobinho ainda está em processo de reconhecimento.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
- 07/11/2025 15:54:16 Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
0711 15h54Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















