Notícia no detalhe
Instalações do Biodigestor divididas em quatro etapas
As instalações do Biodigestor da Terra Prometida, cuja pedra fundamental foi lançada pela Prefeitura de Campos e Concessionária Águas do Paraíba nesta quarta-feira (23) serão divididas em quatro partes. A primeira será a construção de uma caixa de areia e gradeamento para a retenção de partículas sólidas. A segunda será um equipamento para filtrar o esgoto com reaproveitamento de pneus e garrafas pets, como meio e suporte interligado à terceira parte da instalação, que será uma zona de raízes de plantas para polimento do tratamento.
O superintendente da Águas do Paraíba, Mário Fazza, explica que a quarta instalação será o biodigestor propriamente dito, que será a construção arredondada, com aproximadamente dois metros de diâmetro e três de altura, de onde será produzido o biogás (65% de gás metano, 35% de gás carbono e o restante de outros gases, integrado a um sistema hidráulico que impulsiona o gás, através de tubulação, para ser utilizado em fogões industriais da cozinha do Ciep da Terra Prometida. O prazo para a operação de todo o sistema está previsto para seis meses.
Fazza informou ainda que o Biodigestor da Terra Prometida apresentará grandes benefícios ambientais e sociais. O sistema consegue eficiência de 85% no tratamento de esgoto, com baixo custo de manutenção e operação. Os outros 15% serão tratados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Codin, a 1,5 km de distância, podendo ser devolvido à natureza, livre de impurezas e de contaminação.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta