A Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) vai realizar nos dias 2 e 3 de dezembro, na Praça do São Salvador, o “Mutirão Saindo do Vermelho”, para a renegociação de débitos de consumidores superendividados. Os termos do mutirão foram ajustados durante reunião da secretária Rosangela Tavares com o representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Evandro Zuliani, nesta sexta-feira (1º), na sede do Procon-Campos.
Este primeiro mutirão de renegociação tem por objetivo possibilitar que os consumidores que estão na condição de endividados possam ter uma solução positiva para o pagamento do seu débito junto a qualquer instituição credora filiada à Febraban.
De acordo com a secretária Rosangela Tavares, a iniciativa vai facilitar a vida de milhares de consumidores campistas, que poderão apresentar suas dívidas aos credores e receber uma boa proposta para o pagamento.
- Precisamos resgatar estes consumidores, dando a eles, condições favoráveis para retornarem ao mercado de consumo. Tivemos a satisfação de contar com a boa vontade da Febraban, que neste acordo representa os bancos credores, e conseguimos o compromisso de que boas propostas serão levadas aos consumidores. Estamos exercendo um diálogo que vai levar ao nosso munícipe, uma proteção legal e um grande exercício de cidadania, pois muitas famílias poderão novamente fazer suas compras financiadas - destaca Rosangela.
O mutirão vai ser disponibilizado aos consumidores que estejam a mais de 30 dias de atraso em suas contas. “Com a proximidade do fim de ano, muitos consumidores desejam voltar ao mercado. O pagamento do 13º salário pode ajudar no pagamento das dívidas”, disse a secretária. “Este mutirão atende ao desejo dos consumidores, instituições financeiras e ao próprio comércio, que vai ter uma grande gama de clientes aptos a novas transações”, pontua a secretária de Defesa do Consumidor.
Nos dois dias de mutirão, o consumidor vai preencher um formulário com todas as informações pessoais e sobre as dívidas que deseja renegociar, apresentando uma proposta a ser encaminhada às instituições financeiras, que em 10 dias, no máximo, concordarão com a proposta ou apresentarão uma contraproposta. O consumidor, num mesmo formulário, poderá fazer a renegociação com várias instituições.
As experiências já realizadas nas principais capitais foram positivas. O Procon-Campos espera atingir mais de mil consumidores em condições de participar do mutirão. Rosangela ressalta que estes consumidores devem ser mais criteriosos antes de contrair novos financiamentos.
- Criamos este mutirão com o objetivo de facilitar a negociação entre as partes. Não desejamos que os consumidores, com o nome limpo, voltem ao mercado, contraindo novas dívidas e novamente se endividando. Esperamos que o consumidor haja com maturidade e aprenda com os erros já cometidos, não se deixando levar pelo forte apelo promocional dos fornecedores – declara a secretária, que vai tentar a adesão de concessionárias de serviços públicos e de lojistas que desejarem participar do mutirão.