Notícia no detalhe
Nasa vai publicar poesia de aluno de Campos vencedor de concurso
A Nasa vai publicar em sua página na Internet, a poesia do aluno da Escola Municipal Getúlio Vargas, de Tocos, Valmique Bento da Silva de Oliveira, 14 anos. Ele conquistou o primeiro lugar no Concurso de Redação Cassini - Cientista por um dia 2013, organizado pela Nasa, com a poesia “Como Iapetus, Eu Sou Pra você. O estudante também terá a chanche de participar de uma vídeo conferência da Nasa sobre a missão da nave Cassini.
Para a professora Sílvia Neto, que leciona Língua Portuguesa na escola e orientou o aluno na produção do texto, além de inscrever os estudantes no concurso, a boa colocação da poesia de Valmique trouxe uma grande satisfação para toda a escola. Dezoito textos, incluindo o de Valmique, foram inscritos no concurso.
- Fiquei muito satisfeita com o resultado. Valmique conseguiu alcançar o que foi pretendido pelo concurso. Todos os textos produzidos foram interessantes, brilhantes. Enviamos todos eles. Valmique se destacou, porque fez o texto em forma de poesia. Ele se colocou como a lua Iapetus, trabalhou os dados e soube organizar o texto - disse Sílvia.
O diretor da escola, Júlio César da Paixão, falou sobre a participação da unidade escolar no concurso. “Este tipo de projeto sempre acontece na Escola Getúlio Vargas. A gente trabalha a integração da unidade escolar em projetos como este. A produção de Valmique mostra que os alunos têm o dom de escrever”, afirmou Júlio.
Iapetus - É considerada uma das luas mais interessantes do Sistema Solar. Esta lua tem a forma de uma noz, com uma cadeia de montanhas em torno de seu equador, que é mais alto do que o Monte Everest. Iapetus tem sempre o mesmo lado voltado para Saturno.
Uma das coisas mais intrigantes sobre Iapetus é que metade de sua superfície é coberta com o que se parece com um material com cor branca, como açúcar, enquanto a outra metade é muito escura. Estas características da lua foram narradas por Valmique em sua poesia.
Leia a poesia de Valmique:
COMO IAPETUS, EU SOU PARA VOCÊ
Eu tenho um passado
Que é como uma cadeia de montanhas
maior que o Everest
E é impossível alguém descobrir o topo
Mas o meu lado sentimental
estava sempre voltado para você.
Algo muito intrigante sobre mim
É que minha metade
É coberta por uma substância brilhosa
Que eu revelo hoje o porquê
É que o lado voltado para você
Estará sempre brilhante de felicidade
Porque está sempre comigo
Mas eu tenho uma metade escura
Que não irá descobrir
porque lá está o meu passado
Que nunca será revelado
Te amo Saturno
Te escrevo: Iapetus
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
- 28/10/2025 17:02:02 Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
2810 17h02Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
2810 16h02Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















