O Conselho Municipal de Saúde se reuniu na noite desta terça-feira (5) no auditório do órgão, para ouvir sugestões de assuntos gerais e debater propostas de entidades e hospitais conveniados prestadores de serviços na área da saúde. A reunião foi presidida pelo vice-prefeito, secretário de Saúde e presidente do Conselho, Doutor Chicão.
O encontro reuniu dirigentes de hospitais, membros do Conselho e dirigentes e representantes de entidades, como a Associação de Pacientes Renais Crônicos, que apresentaram reivindicações e propostas de credenciamentos de serviços, como a reestruturação do serviço de nefrologia do Hospital Escola Álvaro Alvim.
O credenciamento da ampliação dos Serviços de Saúde Mental do CAPS III, ampliação e introdução de procedimentos de alta complexidade para pacientes com obesidade mórbida pelo Hospital Beneficência Portuguesa, com ampliação do número de cirurgias bariátricas, devido ao crescimento da demanda regional; e para a introdução dos serviços de atendimento odontológico ao idoso acamado em domicílio, conforme projeto apresentado pela odontóloga Micaela Albertini, estão entre as propostas de credenciamento de serviços apresentadas aos membros do Conselho.
O presidente do Conselho, Doutor Chicão, que zelou para que todas as propostas e dúvidas fossem devidamente esclarecidas, optou por manter a assembleia suspensa até a próxima terça-feira (12), para que os membros possam obter as informações detalhadas sobre as questões apresentadas e poder fazer a votação, a partir das 19h, de forma embasada, conforme decisão do presidente do Conselho.
Doutor Chicão buscou esmiuçar com representantes de hospitais conveniados, algumas questões pontuais, como a carência de profissionais qualificados para procedimentos de alta complexidade, como o caso do Hospital Álvaro Alvim, no serviço de nefrologia, e no serviço de obstetrícia nas maternidades dos Hospitais Beneficência Portuguesa e Plantadores de Cana (HPC).