Notícia no detalhe
Secretário na Câmara pela não violência contra a mulher
O secretário da Família e Assistência Social de Campos, Geraldo Venâncio, participou de sessão solene da Câmara Municipal nesta quarta-feira (6), quando o presidente da Casa, Edson Batista, lançou a Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, iniciativa da vereadora Auxiliadora Freitas.
Também participaram do evento, a subsecretária estadual de Políticas para as Mulheres, Adriana Mota; a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Itaperuna, Rosa Beraldi, e representantes de outras instituições, como o Núcleo de Estudos de Exclusão da Violência (Neev), da Proteção Social Especial e do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher (Comdim).
A subsecretária de Políticas para as Mulheres, da Secretaria Estadual de Assistência Social, destacou a importância de órgãos, como os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceam), unidades onde a mulher vítima de violência passa por avaliação de risco; e dos abrigos da Proteção Social Especial, para onde essa vítima, em situação de risco iminente de morte, pode ser abrigada juntamente com os filhos de até 15 anos.
- Hoje, a maioria dos equipamentos especializados em violência contra a mulher está concentrada na região metropolitana do estado. Temos apenas três abrigos de alta complexidade no Estado: um na capital, outro em São João de Meriti e um aqui em Campos: a Casa Abrigo Benta Pereira. Precisamos ampliar a rede, porque muitas mulheres não têm acesso ao atendimento especializado por falta de equipamentos em várias regiões - disse.
O secretário Geraldo Venâncio, lembrou que Campos ainda não conta com uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que aguarda desde março a implantação de um Ceam pelo governo estadual e que as vítimas ainda têm de passar por perícia no Instituo Médico Legal (IML).
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 14:24:31 Campos marca presença no 25º encontro nacional do Congemas, em Brasília
- 07/11/2025 13:47:54 Refis 2025: Fazenda registra cerca de 350 atendimentos diários
- 07/11/2025 11:03:31 Matrícula 2026 na rede municipal de Campos começa na segunda (10)
- 07/11/2025 10:13:24 Segundo dia do FDP! reúne arte, literatura e tradição no Palácio da Cultura
- 07/11/2025 09:38:19 Secretaria de Agricultura participa de encontro do Cecane sobre o PNAE
Campos marca presença no 25º encontro nacional do Congemas, em Brasília
0711 13h47Refis 2025: Fazenda registra cerca de 350 atendimentos diários
0711 11h03Matrícula 2026 na rede municipal de Campos começa na segunda (10)
0711 10h13Segundo dia do FDP! reúne arte, literatura e tradição no Palácio da Cultura
0711 09h38Secretaria de Agricultura participa de encontro do Cecane sobre o PNAE
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















