Notícia no detalhe
Campos sedia audiência pública sobre evolução das Guardas Civis
Campos sediou nesta sexta-feira (08), a primeira Audiência Pública Nacional, realizada no Estado do Rio, com o tema “Importância e evolução da Guarda Civil Municipal no cenário da segurança pública no Brasil”. Autoridades do Ministério Público, Polícia Militar, Executivo e Legislativo, secretários municipal, estadual e federal, além de comandantes de Guardas Civis e, ainda, autoridades e especialistas da área da Segurança dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e do Espírito Santo, debateram no plenário da Câmara de Vereadores por várias horas – sem intervalo – diversos itens relacionados ao papel atual e a necessidade de qualificação, estruturação e valorização das Guarda Civis em todo Brasil.
O evento, que teve início por volta das 15h30, terminou às 20h30, e teve também a participação de comandantes das Guardas Municipais de mais de 30 cidades de diversos estados, a maior parte dos estados do Rio de Janeiro (Cambuci, Caxias, Macaé, Mesquita, Miracema, Conceição de Macabu, São Francisco de Itabapoana, Niterói, Rio, Sumidouro, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Varre Sai, entre outras); do Espírito Santo (Anchieta, Vila Velha, Vitória) e São Paulo (São José dos Campos, São Paulo).
“Campos pode dar um grande exemplo” - Debatedores apresentaram várias estatísticas da segurança com evidente participação de Guardas Civis qualificados na redução do índice de violência. O inspetor Elvis de Jesus, da Guarda Civil de São José dos Campos (SP), apresentou dados que levaram a Guarda Civil da cidade – uma das mais populosas do interior paulista (700 mil habitantes) a combater a criminalidade e reduzir crimes de morte, colocando a cidade na média de 10,3 mortes por cada 100 mil habitantes. Impressionado positivamente com a evolução da Guarda Civil de Campos em 15 anos, ele comentou:
- Campos pode dar um grande exemplo para o Brasil. A Guarda Civil, mesmo desarmada, consegue colocar a cidade na linha mediana na questão de segurança, da mobilidade urbana. O poder público tem investido em equipamentos e qualificação e pode operacionalizar a GCM – disse Elvis.
E acrescentou: “O índice de São José dos Campos, que investe em câmeras para postos de monitoramento, tecnologia e qualificação dos guardas, tem bons resultados. A cidade está com índice de homicídios abaixo do preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 10 mortes para cada 100 mil habitantes. Enquanto isso, o município de Simões Filho (AL) que não tem a Guarda Municipal estruturada, tem um dos maiores índices de violência, com 163 mortes por cada 100 mil habitantes - apresentou Elvis de Jesus.
Ao final do evento, o presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais de Campos (AGCMC), Wellington de Souza Levino, conclamou os guardas para mais qualificação “para que a Guarda Civil continue evoluindo para prestar melhores serviços à população, porque a população quer e aprova a Guarda Municipal”.
Ele apresentou abaixo assinado com 800 assinaturas de Guardas Civis de Campos e municípios da região, que será entregue aos deputados Paulo Feijó e Anthony Garotinho, como forma de buscar apoio para agilizar as votações de leis que permitiriam o desenvolvimento e fortalecimento das Guardas Civis Municipais como instituição da Força de Segurança Pública, bem como das Polícias militar e civil, como a aprovação PEC 300, e da alteração do Artigo 144 da Constituição, notadamente no parágrafo 8, que trata da formação das Guardas Civis no Brasil, e suas atribuições.
Ficou acordado com o deputado federal Paulo Feijó e com o vereador Paulo Genázio, autor do requerimento da audiência pública, que quando a AGCMCG tiver em mãos os demais abaixo assinados, Levino fará a entrega ao deputado Feijó para que este junto com o deputado federal Garotinho apresente o pleito na Câmara Federal, em Brasília.
Leia mais aqui
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
- 29/04/2025 15:06:35 FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
- 29/04/2025 14:55:36 Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
- 29/04/2025 13:38:34 Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
- 29/04/2025 13:30:29 Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
2904 15h06FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2904 14h55Apoe celebra 61 anos de existência com Missa de Ação de Graças
2904 13h38Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
2904 13h30Louva Campos: Inscrições são prorrogadas até 5 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta