Notícia no detalhe
Coleta seletiva: mais de três mil toneladas em cinco anos
O serviço de coleta seletiva, realizado pela Secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins, continua sendo intensificado e ampliado em todo o município. Nos últimos cinco anos, 3.535 toneladas de materiais, como papéis, plásticos, papelão, garrafas PET, latinhas, entre outros, foram devidamente recolhidos pela Concessionária Vital Engenharia. Só em 2013, 895 toneladas de resíduos recicláveis foram coletadas na cidade.
Segundo o secretário, Jorge Rangel, os números vão aumentando de forma gradativa. “Atualmente, na área urbana de Campos, 2.500 residências estão cadastradas para a coleta seletiva. Para este mês, estamos com a previsão de cadastrarmos mais 300 imóveis e, para dezembro, mais 500. Cada residência cadastrada aumenta o número de resíduos coletados na cidade e quem ganha é meio ambiente e a população”, disse.
Rangel lembrou ainda que 400 pontos foram cadastrados na Baixada Campista, sendo 200 em Goitacazes; 150 no Farol de São Tomé e 50 em Donana, cuja coleta seletiva tem início no próximo dia 23 (sábado). “Para a Baixada Campista, a nossa meta é de cadastrarmos mil pontos; e num prazo de três anos alcançarmos 30 mil imóveis cadastrados em toda Campos”, revelou.
O secretário informou ainda que foram adquiridos novos equipamentos para o serviço. “Hoje, os funcionários da Vital Engenharia executam a coleta seletiva em quatro caminhões caçambas. Para dezembro, estão chegando mais seis caminhões, sendo cinco compactadores e um com repartição para separação dos resíduos de creches e escolas da rede municipal”, comentou.
Jorge Rangel lembrou que os materiais coletados são doados integralmente à Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci), ONG administrada por rotaryanos e fiscalizada pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social. Os materiais reciclados passam por uma triagem, pelo processo de prensa e são comercializados, com a renda revertida em alimentos encaminhados às entidades cadastradas. Ele esclareceu que, em breve, serão destinadas cerca de 90 toneladas para a Associação Reciclar, uma cooperativa com 38 ex-catadores do extinto aterro controlado da Codin, que está sendo consolidado no Parque Eldorado, em Guarus.
Últimas Notícias adicionadas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação