Notícia no detalhe
Campanha da Secretaria de Fazenda apoiada pelo Procon
O Procon/Campos está incentivando os consumidores campistas a exigirem a emissão da nota fiscal de suas compras ou serviços. A Secretaria Municipal de Fazenda criou uma campanha orientando os contribuintes a solicitarem o documento fiscal, que é o instrumento comprobatório da compra. Existem determinados estabelecimentos que emitem, além da nota fiscal, um comprovante de venda (que é preenchido com os dados relativos à venda). Se o consumidor perder a nota fiscal, poderá fazer uso do comprovante de venda para exercer seu direito de garantia ou solicitar a reparação de problema apresentado no produto.
Não se admite limitação deste direito decorrente do fato do consumidor estar portando outro documento que não seja a nota fiscal de compra, uma vez que o comprovante de venda possui informações suficientes (local e data da venda do produto, características dos mesmos, dentre outros). Em alguns casos, a procedência do produto poderá ser verificada por meio do número de série do aparelho ou até mesmo do código de barras presente na embalagem. O fornecedor somente ficará isento de qualquer assistência, caso verifique através de todos os meios que o produto não foi por ele comercializado.
De acordo com a secretária executiva do Procon/Campos, Rosangela Tavares, não há porque o fornecedor recusar a emissão da nova nota. “A emissão de uma nova nota fiscal não implicará em novo recolhimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), visto que será uma nota fiscal de troca e não uma nota fiscal de venda”, esclarece Rosangela Tavares.
Os técnicos do Procon/Campos advertem que a não emissão da nota fiscal é crime contra a relação de consumo, previsto no inciso V do artigo 1º, da lei federal nº 8.137/90, sendo válido ressaltar que essa infração ofende tanto a ordem tributária como as relações de consumo.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















