Notícia no detalhe
Ações da Prefeitura tiram Campos do mapa de risco da dengue
Diversas ações realizadas pela Prefeitura, tanto no combate quanto na assistência aos pacientes acometidos pela dengue, tiraram Campos do mapa de risco da doença. O Ministério da Saúde divulgou o novo mapa da dengue, nesta terça-feira (19), apontando que 157 municípios do país estão em situação de risco. Campos figura no mapa em estado de alerta, ou seja, com a situação controlada.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, destaca o trabalho educativo visando manter as localidades sem presença do vetor, além das ações de conscientização da população, com colocação de areia e lavagem frequente dos depósitos vulneráveis. E, ainda, cita as parcerias com outras secretarias – Governo, Limpeza Pública, Subsecretaria de Postura Municipal - para recolhimento e destinação do lixo, encaminhando para descarte adequado, entre outras ações.
Além disso, o vice-prefeito enfatiza a instalação de um segundo pólo do Centro de Referência da Dengue (CRD), no Hospital Geral de Guarus, no primeiro semestre deste ano, para garantir uma rápida assistência dos pacientes com dengue, evitando óbitos. Os atendimentos foram estendidos, inclusive, nos finais de semana. O prontuário eletrônico da dengue, com sistema de georeferenciamento, da Secretaria de Saúde, é outro diferencial, com rápida identificação dos focos, disparando o bloqueio epidemiológico.
- Novos casos de dengue surgiram, porém, a doença está controlada. Estamos vivendo um período de tranquilidade relativa. Porém, isso não quer dizer que a população deve se descuidar. Ao contrário, precisa reforçar os cuidados e o trabalho de prevenção, para não termos um novo surto da doença – ressalta Doutor Chicão.
Índice de Infestação Predial de 2,7 para 1,2 - O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cesar Sales, explica que o estado de alerta é revelado com base no resultado do 4º Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 13 e 19 de outubro. O balanço mostrou que o Índice de Infestação Predial (IIP) do município caiu de 2,7, em maio, para 1,2 em outubro. Cerca de 450 agentes do CCZ continuam fazendo o trabalho de rotina em toda a cidade e reforçam as ações, principalmente, nos bairros com maior número de focos.
Sala de Situação e CRD - Campos é o único município do Estado a contar com um Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas, antes conhecido como Centro de Referência da Dengue (CRD), funcionando o ano todo e com Sala de Situação da Dengue. O Centro possibilita o diagnóstico mais rápido de casos, enquanto a Sala permite monitorar os pontos com maior incidência de casos e de focos do mosquito transmissor da doença, em tempo real.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
- 27/10/2025 09:48:29 Secretaria de Agricultura participa do VIII Seminário da Cana-de-Açúcar
- 27/10/2025 09:28:23 Obra do novo Hemocentro de Campos segue avançando
- 27/10/2025 08:56:56 Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
2710 09h48Secretaria de Agricultura participa do VIII Seminário da Cana-de-Açúcar
2710 09h28Obra do novo Hemocentro de Campos segue avançando
2710 08h56Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















