Notícia no detalhe
Consciência negra: avanços na política de igualdade racial
No dia da Consciência Negra, lembrado nesta quarta-feira (20), Campos pode comemorar os avanços nas políticas públicas de igualdade racial. A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima tem contemplado todas as vertentes culturais, étnicas e as tradições, como o apoio a grupos de capoeira e jongo da cidade. Na noite desta terça-feira (19) aconteceu a performance dos alunos do curso livre de teatro “Missa de quilombos” e uma palestra ministrada pela professora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Uenf, Lilian Sagio Cezars, falando das conquistas das leis em defesa dos direitos da população negra.
Estiveram presentes alunos do Isepam (Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert); do Curso de Formação em Educação do Campo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e demais interessados com a temática da cultura afro-brasileira. Nesta quarta-feira (20), visitantes puderam se informar acerca do princípio da escravidão negra na região e também irá conhecer alguns instrumentos de tortura utilizados nos escravos como forma de "domesticá-los", tanto de âmbito ideológico e físico.
O acervo é composto de uma pequena amostra sobre o abolicionista Luís Carlos Lacerda, proprietário do Jornal Vinte Cinco de Março, veículo de comunicação que prestava ajuda a escravos e condenava os maus tratos cometidos pelos senhores proprietários de escravos.
- É importante lembrar que antes da abolição da escravidão mais de 60% da população era negra na cidade de Campos dos Goytacazes e que, graças a essa contribuição trazida pelo negro, que se forjou a riqueza de nossa cultura regional -, destaca a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard.
A FCJOL têm descentralizado o acesso à cultura. Com isso, promove diversas de atividades como ferramenta de inclusão social nas comunidades remanescentes, o que diminui a vulnerabilidade das crianças e adolescentes, tudo isso por meio da Superintendência de Igualdade Racial. A população tem acesso a curso de informática, artesanato, aulas de ballet, capoeira e lambaeróbica. Atualmente, são atendidas 200 crianças nas escolas através do projeto “Zumbi nas Escolas” e no Pólo da Superintendência.
A região do Imbé, localizada no Parque do Desengano, abriga o maior número de comunidades quilombolas do Brasil. Mais de 4 mil pessoas vivem na região. Conceição do Imbé, Aleluia, Cambucá e Batatal são reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares. A comunidade do Carobinho ainda está em processo de reconhecimento. Em 2010, foi realizado o censo quilombola que identificou as características dos antigos quilombos nos dias de hoje.
- Estamos realizando atividades auto-afirmativas com o propósito de levar, principalmente, os jovens estudantes a lançar novos olhares sobre a história e a realidade do negro no país, seu papel na formação da miscigenação da raça brasileira e despertar a consciência sobre o papel de cada pessoa negra no contexto social e seu posicionamento diante de questões como o racismo e preconceito – disse o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, lembrando que o município promove várias ações para a inserção da população negra na sociedade através de cursos e oficinas como o Pré-Vest, Pré-IFF, cursos de culinária-afro e capoeira, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/12/2024 12:31:35 Reunião para revisão e atualização do Manual de Biossegurança das escolas e creches
- 25/12/2024 12:12:29 Natal: Guarda Municipal e Polícia Militar atuam em combate ao rolezinho
- 25/12/2024 11:58:09 Saúde orienta para cuidados ao reaproveitar a ceia de Natal
- 24/12/2024 16:06:48 Iluminada, Campos dos Goytacazes celebra com o seu povo o Natal 2024
- 24/12/2024 15:34:46 LEEI Campos: três trabalhos acadêmicos aprovados no IX CONEPE
Reunião para revisão e atualização do Manual de Biossegurança das escolas e creches
2512 12h12Natal: Guarda Municipal e Polícia Militar atuam em combate ao rolezinho
2512 11h58Saúde orienta para cuidados ao reaproveitar a ceia de Natal
2412 16h06Iluminada, Campos dos Goytacazes celebra com o seu povo o Natal 2024
2412 15h34LEEI Campos: três trabalhos acadêmicos aprovados no IX CONEPE
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro