Notícia no detalhe
Secretário alerta mulheres vítimas de violência
Nesta segunda-feira, 25 de novembro, Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher, o secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, falou da preocupação do município com a subnotificação dos casos de agressões. Os dados são paradoxais, uma vez que, até outubro, somente o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) III registrou o acompanhamento de 56 mulheres em situação de violência doméstica, enquanto a Casa Abrigo Benta Pereira, este ano, não teve sequer uma vítima abrigada na unidade.
- A violência contra a mulher tem características peculiar, porque, em geral, os agressores estão dentro das casas das vítimas. Verificamos a necessidade de um trabalho integrado para informar essas vítimas sobre seus direitos, sobre os serviços que elas podem buscar no momento da agressão e para que a rede socioassistencial possa, de fato, auxiliá-las a vencer o medo e denunciar dos agressores -, declara Venâncio.
Entre as medidas já tomadas pela Secretaria da Família e Assistência Social para o enfrentamento à violência contra a mulher, o secretário destaca a descentralização, a partir de julho deste ano, do atendimento às mulheres vítimas de violência. “Antes, esse atendimento era centralizado no Creas III, conhecido como Creas Mulher. Agora, atendimento é territorializado e prestado nos três Creas do município, que passam a ser porta de entrada para atendimentos a vítimas de violência, o que facilita o acesso dessas vítimas a serviços de assistência jurídica, psicológica e social, entre outros”.
O secretário cita, ainda, um projeto novo: “Estamos preparando um projeto, a ser desenvolvido com a Secretaria de Saúde, no sentido de disponibilizar um prontuário específico para casos de violência contra mulheres e crianças. O objetivo é que o registro, em prontuário médico das lesões, apresentado perante a Justiça tenha efeito de exame pericial. Isso representaria um avanço, à medida que facilitaria a denúncia e reduziria o atual e alto índice de subnotificação das agressões”, contou o secretário Geraldo Venâncio, lembrando, também, que “quem ama não bate”.
Veja aqui os bairros do território de cada um dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
- 07/11/2025 15:54:16 Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
- 07/11/2025 15:25:47 FMS renova convênio com o grupo de resgate voluntário de Campos
- 07/11/2025 14:24:31 Campos marca presença no 25º encontro nacional do Congemas, em Brasília
Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
0711 15h54Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
0711 15h25FMS renova convênio com o grupo de resgate voluntário de Campos
0711 14h24Campos marca presença no 25º encontro nacional do Congemas, em Brasília
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















