Notícia no detalhe
Creas III ganhará sede modelo do MDS
O secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, visitou esta semana a obra da nova sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) III, na Avenida José Alves de Azevedo. A unidade será um Creas Modelo, seguindo o padrão do Ministério do Desenvolvimento Social, com acessibilidade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência e espaços compatíveis com os serviços ofertados pela Proteção Social Especial de média complexidade, que assegura privacidade e sigilo aos usuários. A previsão é que o funcionamento do Cras III seja transferida para a nova sede ainda em dezembro.
Campos conta com três Creas, centros de atendimento especializado a pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc. Na visita a obra, o secretário foi acompanhado pelas diretora de Proteção Social Especial (PSE), Ana Alice Alvarenga; pela chefe da PSE de Média Complexidade, Adriana Caetano, e pela diretora de Programas e Projetos, Irecy Damasceno, além de coordenações e profissionais dos Creas. Damasceno detalhou a obra:
“O Centro tem rampa de acesso na entrada, recepção, quatro salas de atendimentos, copa, banheiros masculino e feminino com acessibilidade, copa, uma sala multiuso, todos os espaços preconizados para garantir um adequado atendimento individual, familiar ou em grupo aos nossos usuários. O objetivo é adequar todos os Creas ao padrão do MDS, preferencialmente com funcionamento em imóvel próprio do município, como este Creas III”, contou.
Já a diretora de PSE lembrou que os serviços dos três Creas foram territorializados em agosto. “Descentralizamos os atendimentos para facilitar o acesso das pessoas aos serviços socioassistenciais protetivos. Mulheres vítimas de violência doméstica, por exemplo, agora podem buscar o atendimento no Creas de seu território, quando, antes, esse serviço estava concentrado no Cras III. Os três centros disponibilizam assistência psicológica, jurídica e serviços que ampliem as chances dos usuários reconstruírem a vida e, para a inclusão social e proteção social das famílias, a territorialização é fundamental”, explicou Ana Alice Alvarenga.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 14:24:31 Campos marca presença no 25º encontro nacional do Congemas, em Brasília
- 07/11/2025 13:47:54 Refis 2025: Fazenda registra cerca de 350 atendimentos diários
- 07/11/2025 11:03:31 Matrícula 2026 na rede municipal de Campos começa na segunda (10)
- 07/11/2025 10:13:24 Segundo dia do FDP! reúne arte, literatura e tradição no Palácio da Cultura
- 07/11/2025 09:38:19 Secretaria de Agricultura participa de encontro do Cecane sobre o PNAE
Campos marca presença no 25º encontro nacional do Congemas, em Brasília
0711 13h47Refis 2025: Fazenda registra cerca de 350 atendimentos diários
0711 11h03Matrícula 2026 na rede municipal de Campos começa na segunda (10)
0711 10h13Segundo dia do FDP! reúne arte, literatura e tradição no Palácio da Cultura
0711 09h38Secretaria de Agricultura participa de encontro do Cecane sobre o PNAE
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















