Notícia no detalhe
Creas III ganhará sede modelo do MDS
O secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, visitou esta semana a obra da nova sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) III, na Avenida José Alves de Azevedo. A unidade será um Creas Modelo, seguindo o padrão do Ministério do Desenvolvimento Social, com acessibilidade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência e espaços compatíveis com os serviços ofertados pela Proteção Social Especial de média complexidade, que assegura privacidade e sigilo aos usuários. A previsão é que o funcionamento do Cras III seja transferida para a nova sede ainda em dezembro.
Campos conta com três Creas, centros de atendimento especializado a pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc. Na visita a obra, o secretário foi acompanhado pelas diretora de Proteção Social Especial (PSE), Ana Alice Alvarenga; pela chefe da PSE de Média Complexidade, Adriana Caetano, e pela diretora de Programas e Projetos, Irecy Damasceno, além de coordenações e profissionais dos Creas. Damasceno detalhou a obra:
“O Centro tem rampa de acesso na entrada, recepção, quatro salas de atendimentos, copa, banheiros masculino e feminino com acessibilidade, copa, uma sala multiuso, todos os espaços preconizados para garantir um adequado atendimento individual, familiar ou em grupo aos nossos usuários. O objetivo é adequar todos os Creas ao padrão do MDS, preferencialmente com funcionamento em imóvel próprio do município, como este Creas III”, contou.
Já a diretora de PSE lembrou que os serviços dos três Creas foram territorializados em agosto. “Descentralizamos os atendimentos para facilitar o acesso das pessoas aos serviços socioassistenciais protetivos. Mulheres vítimas de violência doméstica, por exemplo, agora podem buscar o atendimento no Creas de seu território, quando, antes, esse serviço estava concentrado no Cras III. Os três centros disponibilizam assistência psicológica, jurídica e serviços que ampliem as chances dos usuários reconstruírem a vida e, para a inclusão social e proteção social das famílias, a territorialização é fundamental”, explicou Ana Alice Alvarenga.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18