Notícia no detalhe
Chuvas: em 7 horas choveu mais do que o previsto para um mês
A prefeita Rosinha Garotinho montou uma força tarefa para, com equipes e máquinas da Defesa Civil, Secretarias de Obras e Agricultura, a fim de amenizar os efeitos das chuvas que caíram durante o domingo (1) e a madrugada desta segunda-feira (2), provocando alagamentos em diversos pontos da cidade e região. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde domingo (1º), em sete horas de chuvas ininterruptas, choveu 106,6 mm em Campos, quantidade de água que supera a prevista para um mês de chuva, que é de 105 mm.
- Nenhuma cidade do mundo suportaria tanta água, de uma só vez, sem alagar. Temos notícias de outros municípios que estão em situação mais grave, em estado de emergência. Tínhamos previsão de chuvas para a região – de moderadas a fortes – mas não imaginávamos que seriam tão intensas. Em Campos, para se ter uma ideia, na primeira meia hora de tempestade, choveu 33 mm. Todos os piscinões funcionaram e só não deram vencimento por causa da grande quantidade de água -, detalha o comandante da Defesa Civil Municipal, Henrique Oliveira.
Não há registros de desalojados e desabrigados no município, principalmente, porque com a construção de 5.426 casas do Programa Morar Feliz, famílias de áreas de risco já foram removidas. Hoje, a preocupação da Defesa Civil é com a Região do Imbé. “Também aumentou consideravelmente a quantidade de água descendo das cachoeiras, o que pode elevar o nível da Lagoa de Cima e, consequentemente, do rio Ururaí, causando ainda mais transtornos. Na última semana, a região sofreu com chuvas fortes, mas a previsão para hoje ainda é de chuva. No local, tivemos vários deslizamentos de terra, mas já temos homens e máquinas realizando os trabalhos necessários no Imbé”.
A previsão dos órgãos de meteorologia é que este verão será de dias de temperaturas altas, de mais de 42 graus, com chuvas atípicas, com grandes volumes de água na parte da tarde. Por isso, a Defesa Civil está em situação de alerta. “E tranquilizamos a população, porque temos equipes de diversas secretarias para atender quem precisar e a Defesa Civil está de plantão, podendo ser acionado pelos telefones 199 e 2738.600”, disse Henrique Oliveira.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/06/2025 09:22:47 Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
- 07/06/2025 08:28:44 Bienal recebe Viviane Mosé, André Vianco, Regina Zappa e Sérgio Rodrigues
- 07/06/2025 08:08:26 Campos marca presença no “FNAS pelo Brasil”, no Rio de Janeiro
- 07/06/2025 08:01:22 Centro de Educação Ambiental celebra o dia Mundial do Meio Ambiente
- 07/06/2025 00:50:02 Parceria da Educação contribui para FMC conquistar Selo ODS Educação 2024
Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
0706 08h28Bienal recebe Viviane Mosé, André Vianco, Regina Zappa e Sérgio Rodrigues
0706 00h50Parceria da Educação contribui para FMC conquistar Selo ODS Educação 2024
0706 00h32Rotina: Prefeitura realiza limpeza de áreas de descarte irregular de lixo
0706 00h27Representantes da Seduct participam do curso de Escola de Tempo Integral no RJ
12ª Bienal do Livro de Campos: Estrutura no Cepop entra na fase final de montagem
2Cepop: Domingo de muitas atrações na 12ª Bienal do Livro de Campos
312ª Bienal do Livro de Campos será lançada nesta quarta no Teatro de Bolso
4Bienal no Cepop: Editoras e livrarias já estão com os livros prontos para a feira
5Programação da 12ª Bienal do Livro de Campos lançada no Teatro de Bolso
6Rock Goitacá 2025 acontecerá nos dias 24 e 25, no Jardim do Liceu