Notícia no detalhe
Chuvas: em 7 horas choveu mais do que o previsto para um mês
A prefeita Rosinha Garotinho montou uma força tarefa para, com equipes e máquinas da Defesa Civil, Secretarias de Obras e Agricultura, a fim de amenizar os efeitos das chuvas que caíram durante o domingo (1) e a madrugada desta segunda-feira (2), provocando alagamentos em diversos pontos da cidade e região. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde domingo (1º), em sete horas de chuvas ininterruptas, choveu 106,6 mm em Campos, quantidade de água que supera a prevista para um mês de chuva, que é de 105 mm.
- Nenhuma cidade do mundo suportaria tanta água, de uma só vez, sem alagar. Temos notícias de outros municípios que estão em situação mais grave, em estado de emergência. Tínhamos previsão de chuvas para a região – de moderadas a fortes – mas não imaginávamos que seriam tão intensas. Em Campos, para se ter uma ideia, na primeira meia hora de tempestade, choveu 33 mm. Todos os piscinões funcionaram e só não deram vencimento por causa da grande quantidade de água -, detalha o comandante da Defesa Civil Municipal, Henrique Oliveira.
Não há registros de desalojados e desabrigados no município, principalmente, porque com a construção de 5.426 casas do Programa Morar Feliz, famílias de áreas de risco já foram removidas. Hoje, a preocupação da Defesa Civil é com a Região do Imbé. “Também aumentou consideravelmente a quantidade de água descendo das cachoeiras, o que pode elevar o nível da Lagoa de Cima e, consequentemente, do rio Ururaí, causando ainda mais transtornos. Na última semana, a região sofreu com chuvas fortes, mas a previsão para hoje ainda é de chuva. No local, tivemos vários deslizamentos de terra, mas já temos homens e máquinas realizando os trabalhos necessários no Imbé”.
A previsão dos órgãos de meteorologia é que este verão será de dias de temperaturas altas, de mais de 42 graus, com chuvas atípicas, com grandes volumes de água na parte da tarde. Por isso, a Defesa Civil está em situação de alerta. “E tranquilizamos a população, porque temos equipes de diversas secretarias para atender quem precisar e a Defesa Civil está de plantão, podendo ser acionado pelos telefones 199 e 2738.600”, disse Henrique Oliveira.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/12/2024 17:03:43 Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
- 21/12/2024 13:01:14 Defesa Civil alerta para chuvas significativas até terça
- 21/12/2024 12:34:05 GCM na Praça em edição especial no Parque Presidente Vargas
- 21/12/2024 11:05:17 Pianista Ivan Glória Machado se apresenta neste sábado no Museu Histórico
- 21/12/2024 10:54:44 Defesa Civil participa de reunião no RJ com o tema "Preparação para Chuvas de Verão"
Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
2112 13h01Defesa Civil alerta para chuvas significativas até terça
2112 12h34GCM na Praça em edição especial no Parque Presidente Vargas
2112 11h05Pianista Ivan Glória Machado se apresenta neste sábado no Museu Histórico
2112 10h54Defesa Civil participa de reunião no RJ com o tema "Preparação para Chuvas de Verão"
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro