Notícia no detalhe
Dia Mundial de Luta contra a Aids lembrada em Campos nesta 2ª
“O melhor medicamento contra a Aids é a prevenção”. A afirmação é do coordenador do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Alexandre Sereno. Nesta segunda-feira (2), a Secretaria de Saúde está lembrando o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro.
A ação preventiva e de orientação, com oferta de Teste Rápido Diagnóstico (TRD), está sendo realizado em dois polos até às 18h. Um deles é a sede do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, localizado no Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Cdip), na Rua Primeiro de Maio. O segundo polo é no Centro de Saúde de Guarus Dr. Henrique Oliveira, no Jardim Carioca.
Segundo Sereno, o programa não realiza a campanha em único dia, mas o ano todo. Para o coordenador, o que mais preocupa enquanto saúde pública é a baixa procura das pessoas. “Os números de casos de Aids no município, este ano, está se mantando no mesmo patamar, se comparado com o mesmo período do ano passado. Este é um dado bastante preocupante, pois a procura espontânea da população pelos serviços ainda é muito baixa, por não querer saber do diagnóstico ou por preconceito da sociedade”, disse.
Também nesta segunda-feira, aconteceram panfletagem e distribuição de preservativos na entrada principal da Uenf. Para o técnico administrativo, Elisael Pereira Barros, 49 anos, o uso da camisinha é uma forma de se prevenir de uma doença que não tem cura. “A sociedade só tem que agradecer quando é orientada através de ações como esta”, comentou.
A secretaria será parceira com o Projeto de Extensão “Educação, Saúde e Cidadania: formação e atuação de agentes multiplicadores na Prevenção das DST/Aids” (Uenf), nesta segunda-feira, na Associação de Moradores da Vila dos Pescadores, em Farol de São Tomé, onde haverá uma palestra sobre HIV/Aids, distribuição de preservativos e Teste Rápido de Diagnóstico.
De terça (3) a quinta-feira (5) haverá entrega de preservativos e orientação para os pais de alunos da Creche Escola Felismindo Marques Barreto, na Vila dos Pescadores. Na quarta-feira (4), a equipe estará na Comunidade do Matadouro. “No dia 7 de dezembro, às 10h, os profissionais atuarão, mais uma vez, na Vila dos Pescadores, com distribuição de preservativos e folhetos explicativos, com o Grupo de Capoeira “Dê uma rasteira na Aids””, informou a assistente social do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Maria Helena Barros.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação