Notícia no detalhe
Dia Mundial de Luta contra a Aids lembrada em Campos nesta 2ª
“O melhor medicamento contra a Aids é a prevenção”. A afirmação é do coordenador do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Alexandre Sereno. Nesta segunda-feira (2), a Secretaria de Saúde está lembrando o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro.
A ação preventiva e de orientação, com oferta de Teste Rápido Diagnóstico (TRD), está sendo realizado em dois polos até às 18h. Um deles é a sede do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, localizado no Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Cdip), na Rua Primeiro de Maio. O segundo polo é no Centro de Saúde de Guarus Dr. Henrique Oliveira, no Jardim Carioca.
Segundo Sereno, o programa não realiza a campanha em único dia, mas o ano todo. Para o coordenador, o que mais preocupa enquanto saúde pública é a baixa procura das pessoas. “Os números de casos de Aids no município, este ano, está se mantando no mesmo patamar, se comparado com o mesmo período do ano passado. Este é um dado bastante preocupante, pois a procura espontânea da população pelos serviços ainda é muito baixa, por não querer saber do diagnóstico ou por preconceito da sociedade”, disse.
Também nesta segunda-feira, aconteceram panfletagem e distribuição de preservativos na entrada principal da Uenf. Para o técnico administrativo, Elisael Pereira Barros, 49 anos, o uso da camisinha é uma forma de se prevenir de uma doença que não tem cura. “A sociedade só tem que agradecer quando é orientada através de ações como esta”, comentou.
A secretaria será parceira com o Projeto de Extensão “Educação, Saúde e Cidadania: formação e atuação de agentes multiplicadores na Prevenção das DST/Aids” (Uenf), nesta segunda-feira, na Associação de Moradores da Vila dos Pescadores, em Farol de São Tomé, onde haverá uma palestra sobre HIV/Aids, distribuição de preservativos e Teste Rápido de Diagnóstico.
De terça (3) a quinta-feira (5) haverá entrega de preservativos e orientação para os pais de alunos da Creche Escola Felismindo Marques Barreto, na Vila dos Pescadores. Na quarta-feira (4), a equipe estará na Comunidade do Matadouro. “No dia 7 de dezembro, às 10h, os profissionais atuarão, mais uma vez, na Vila dos Pescadores, com distribuição de preservativos e folhetos explicativos, com o Grupo de Capoeira “Dê uma rasteira na Aids””, informou a assistente social do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Maria Helena Barros.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
- 29/04/2025 18:39:08 Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
2904 18h39Pagamento de servidores nesta quarta injeta mais de R$ 132,5 milhões na economia
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18